Banca de DEFESA: THAIS FERNANDES ALEXANDRE

DISCENTE: THAIS FERNANDES ALEXANDRE
DATA: 31/08/2023
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Primeiro achado molecular de Brucella spp. em humanos, em animais de companhia e de produção provenientes de um fragmento florestal em um bioma Amazônia

Brucelose, mamíferos, PCR, saúde pública, zoonose

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A brucelose é uma zoonose de distribuição global causada por bactérias do gênero Brucella. A transmissão ocorre entre animais e humanos através de contato direto e consumo de produtos lácteos não pasteurizados. Trata-se de uma doença de relevância em saúde pública e para a economia por apresentar problemas sanitários e impactos econômicos. Em humanos, os sinais clínicos são inespecíficos, podendo apresentar febre, fraqueza e perda de peso. Além disso, devido a características próprias da doença e diagnósticos imprecisos, pode ser confundida com outras enfermidades, tornando-a uma doença subnotificada e negligenciada. Já nos animais, acomete principalmente o sistema reprodutor, causando prejuízos para a cadeia produtiva. Como a bactéria possui múltiplas rotas de infecção e com os mamíferos sendo os principais hospedeiros naturais, gera um cenário de difícil controle e de real ameaça a saúde pública e qualidade de vida de pessoas e animais. Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar uma análise molecular de Brucella spp. em humanos, animais de companhia e de produção provenientes de um fragmento florestal em um bioma na Amazônia. Para isso, foram utilizadas amostras do banco de DNA do Laboratório de Zoonoses e Saúde Pública, da Universidade Federal do Pará. Essas amostras haviam sido submetidas a extração com um kit comercial ReliaPrepTM Blood gDNA Miniprep System, Custom (Promega Corporation®) e armazenadas a -20ºC.  Um total de 566 amostras de DNA de sangue foi selecionado, de cães (296), suínos (22), gatos (13), bovinos (9), equinos (9), búfalos (8), ovinos (3), caprino (1) e humanos (205). Uma PCR convencional foi conduzida utilizando os primers B4 e B5 que amplificam um fragmento de 223 pb do gene 16S rRNA. O DNA de Brucella spp. foi detectado em 1,95% (4/205) das amostras de humanos, já nas amostras dos animais domésticos e de animais de produção não foi detectado o DNA da bactéria. Esta é a primeira detecção de DNA Brucella spp. em humanos no bioma Amazônia. Conclui-se que, no fragmento florestal investigado, apenas as amostras de humanos atestaram a presença de DNA de Brucella spp.

Externo à Instituição - ALEXANDRE DO ROSARIO CASSEB
Presidente - 2476944 - CARLA CRISTINA GUIMARAES DE MORAES
Externo à Instituição - CINTYA DE OLIVEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 11:58