Banca de DEFESA: NAYANE DA SILVA SANTOS

DATA: 29/08/2023
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Cinética de crescimento de Salmonella Typhimurium em carne de frango

Microbiologia preditiva, Contaminação, Salmonelose.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A carne de frango é rica em nutrientes, além de elevada atividade de água e pH próximo a neutralidade, o que a torna passível de contaminação por microrganismos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a sobrevivência de Salmonella Typhimurium em peito de frango submetido a diferentes condições de tratamento térmico e armazenamento. Para tal, amostras de peito de frango foram contaminadas experimentalmente com 1 UFC/25g com cepa padrão (Salmonella Typhimurium ATCC 14028). Posteriormente, as amostras foram submetidas aos tratamentos térmicos (fritura 180 ºC/10min) e (cozimento 99 ºC/15min) e armazenadas a 4, 29 e 37ºC, por até 48h. As contagens bacterianas, aferições de pH e avaliação sensorial foram feitas em 0, 24 e 48h. As curvas de crescimento microbiano foram comparadas com os modelos gerados pelo Pathogen Modelling Program, do United States Departament of Agriculture (USDA), versão 7.0. Salmonella Typhimurium foi inibida apenas nas amostras fritas e, sob cocção, atingiu títulos de 8 log UFC/g. Além disso, observou-se uma suposta competição entre a flora acompanhante e este patógeno. O pH atingiu o maior valor a 4 ºC. As alterações sensoriais foram notadas apenas após 24h de contaminação. As curvas de crescimento microbiano obtidas nesse trabalho foram diferentes das geradas pelo programa. Com os resultados obtidos podemos concluir que o uso do tratamento térmico com temperaturas superiores a 100 ºC possibilitou a inibição de Salmonella Typhimurium em carne de frango e que cuidados com o armazenamento desse alimento devem ser tomados a fim de manter a sua qualidade microbiológica.

Presidente - 1661360 - CARINA MARTINS DE MORAES
Externo à Instituição - ELEN VANESSA COSTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 10:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1