Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LERIKA CAMILA DE MORAES CUNHA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LERIKA CAMILA DE MORAES CUNHA TEIXEIRA
DATA: 11/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA
TÍTULO:

Conhecimento, atitude e prática de toxoplasmose em gestantes e profissionais na área de saúde no atendimento ao pré-natal em unidades básicas de saúde (UBS) no estado do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

T. gondii, saprozoonose, Atenção primária, inquérito CAP


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) desempenham um papel fundamental no sistema de saúde pública do Brasil, sendo uma peça central na prestação de cuidados primários à população, tendo como objetivo de garantir o acesso universal aos serviços de saúde, independentemente da condição social ou econômica dos cidadãos, além de desempenhar um papel essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças. Elas promovem campanhas de vacinação, oferecem aconselhamento sobre hábitos de vida saudáveis, fazem acompanhamento de gestantes, entre outras ações que visam evitar o desenvolvimento de doenças e melhorar a qualidade de vida da população. A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita intracelular obrigatória Toxoplasma gondii, que afeta uma ampla variedade de animais, incluindo os seres humanos. Essa saprozoonose tem distribuição global e a infecção geralmente ocorre por meio do consumo de carne mal cozida que contém a forma de bradizoíto do parasita e pela ingestão de água ou alimentos contaminados por oocistos infectantes excretados por felinos. É importante ressaltar que os felídeos infectados podem excretar milhões de oocistos que podem permanecer por vários meses no ambiente. A toxoplasmose congênita, podem levar a graves consequências principalmente para o feto, como: hidrocefalia, natimortos, e danos oculares. Por isso o objetivo deste trabalho pode desempenhar um papel importante na identificação de possíveis obstáculos ou lacunas no conhecimento, nas atitudes e nas práticas tanto das gestantes quanto dos profissionais de saúde no que diz respeito à prevenção da toxoplasmose durante o atendimento ao pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBS). Será conduzido um estudo observacional transversal utilizando o método de avaliação de conhecimento, atitudes e práticas (CAP) com profissionais de saúde e gestantes que recebem atendimento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no estado do Pará. Para isso, serão aplicados questionários on-line por meio de um link ou QR Code disponibilizados aos participantes, permitindo o uso dessa ferramenta por meio de dispositivos eletrônicos. Com base nos resultados deste estudo, poderemos sugerir melhorias nos programas de educação em saúde a serem desenvolvidos e implementados para aumentar a conscientização e, assim, melhorar a qualidade da assistência fornecida às mulheres grávidas, reduzindo risco de complicações graves decorrentes dessa infecção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2476944 - CARLA CRISTINA GUIMARAES DE MORAES
Externo à Instituição - CINTYA DE OLIVEIRA SOUZA
Externo à Instituição - EDICLEI LIMA DO CARMO
Notícia cadastrada em: 03/08/2023 15:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2