Banca de QUALIFICAÇÃO: DALLYTH MAIA DA COSTA SANTOS

DISCENTE: DALLYTH MAIA DA COSTA SANTOS
DATA: 25/05/2023
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Perfil hematológico e pesquisa de hemoparasitas em papagaios-do-mangue (Amazona amazonica) no estado do
Pará.

aves, hemograma, valores de referência, alterações morfológicas,Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Um dos principais desafios da clínica aviária é a escassez de dados que possam ser usados como referência em exames laboratoriais. O hemograma permite ao clínico avaliar o estado geral do animal, auxilia no diagnóstico de diversas enfermidades bem como auxilia no monitoramento de tratamentos. Mediante a isso o estabelecimento de valores de referência para as diversas espécies aviárias é de extrema importância pois auxilia na avaliação clínica desses animais. O projeto em questão tem por finalidade determinar o perfil hematológico de papagaios-do-mangue do estado do Pará, Amazônia, Brasil, e pesquisar a presença de hemoparasitos nos animais estudados. A pesquisa será realizada em aves sadias mantidas em um Mantenedouro de Fauna Silvestre, localizado em Terra Alta/PA. Além disso, serão incluídos no trabalho hemogramas de animais saudáveis atendidos no Hospital Veterinário Universitário Prof. Dr. Carlos Maria Hubinger Tokarnia da Universidade Federal do Pará, cujo exame tenha sido realizado no Laboratório de Patologia Clínica. Espera-se a obtenção de amostras sanguíneas de aproximadamente 43 espécies de papagaios Amazona amazonica considerados livres de doenças ao exame físico. Serão avaliados os seguintes parâmetros: contagem de eritrócitos, dosagem do teor de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio (VCM), concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), contagem total e diferencial (heterófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos) dos leucócitos, contagem de trombócitos e concentração de proteínas plasmáticas totais. Será realizada pesquisa de estruturas compatíveis com hemoparasitas em lâmina e também a pesquisa por meio da reação em cadeia de polimerase (PCR) paraos gêneros Plasmodium, Haemoproteus, Leucocytozoon e Trypanosoma. Caso haja animais positivos para hemoparasitos, os dados do hemograma serão correlacionados aos achados parasitológicos.

Interno - 1504959 - ALESSANDRA SCOFIELD AMARAL
Externo à Instituição - CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
Presidente - 1000009 - NATALIA DA SILVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 10:01