Banca de DEFESA: RAFAEL MONTEIRO DE MELO

DISCENTE: RAFAEL MONTEIRO DE MELO
DATA: 16/03/2022
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária

Percepção dos consumidores sobre práticas higiênico-sanitárias dos manipuladores e condição sanitária de estabelecimentos que comercializam pescado no estado do Pará

comércio, cliente, peixe, belém, ananindeua, santarém, marabá.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O pescado é um alimento muito consumido pela população mundial, com dados que relatam um aumento anual médio de consumo de pescado sobre o consumo de carne procedente de animais terrestres, com destaque, a região norte do Brasil como maior produtor a partir da pesca extrativa continental. Tendo em vista a importância do estado do Pará como um dos maiores produtores pesqueiros do Brasil e a escassez de estudos acerca da visão do consumidor sobre sua percepção em relação a práticas higiênico-sanitárias dos manipuladores e estabelecimentos que comercializam pescado (feira livre, mercados de peixe, supermecado e peixaria) na região norte do país, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de visitantes e moradores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém, sobre o nível de conhecimento de higiene do ambiente e do alimento. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Com aplicação total de 270 questionários, via online. Os dados foram submetidos para análise estatística, por teste do Qui-quadrado e análises de correspondência múltipla (ACM). Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes foram moradores locais, do sexo feminino, entre 18 a 30 anos, residentes de perímetro urbano com ensino superior completo. A maioria dos participantes alegou identificar inconformidade na conservação dos pescados, utilização de adornos, manipulação de alimento e dinheiro simultaneamente, bancadas de corte irregulares e falha na utilização de Equipamentos  de Proteção Individual (EPI) na maioria dos segmentos de comércio pesquisados. Concluímos que dentre os segmentos de comércio, feiras e mercados municipais foram os mais criticados, apresentando em sua maioria percentuais insatifatórios quanto a falta de cuidado com a manutenção da qualidade dos produtos e falhas de higiene dos manipuladores locais.

Presidente - 1661360 - CARINA MARTINS DE MORAES
Externo à Instituição - JULLIANY LEMOS FREIRE
Interno - 1464502 - TALITA BANDEIRA ROOS
Notícia cadastrada em: 15/03/2022 17:02