Banca de DEFESA: RODRIGO DIAS MATOS

DISCENTE: RODRIGO DIAS MATOS
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Vídeo Conferência (Google Meet)

GEOMETRIA PLANA: PROPRIEDADES E TEOREMAS NÃO MUITO USUAIS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Propriedades, Stewart, Menelaus, Ceva.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como objetivo principal fornecer um material de apoio e também de aprofundamento na disciplina de Geometria Plana, mais especificamente no estudo de resoluções de problemas envolvendo áreas de figuras planas, e desta forma contribuir com professores e alunos do Ensino Básico que participam ou pretendem participar de competições olímpicas como a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP, servindo também como um material de apoio para os discente do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT na disciplina MA 13. O presente trabalho abordará propriedades e teoremas não muito usuais no currículo da disciplina de matemática no Ensino Básico, mais de grande importância no estudo da Geometria Plana e no contexto das Olimpíadas atuais, como os Teoremas de Stewart, Ceva e Menelaus, que se referem a segmentos notáveisem um triângulo, e que são fundamentais para a solução de muitos problemas nesta área.

Externo ao Programa - 2445364 - CARLOS ALESSANDRO DA COSTA BALDEZ
Interno - 1127786 - JOSE FRANCISCO DA SILVA COSTA
Presidente - 1549633 - SEBASTIAO MARTINS SIQUEIRA CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 14/12/2021 14:31