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RODRIGO DIAS MATOS
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GEOMETRIA PLANA: PROPRIEDADES E TEOREMAS NÃO MUITO USUAIS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data: 15/Dez/2021
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Este trabalho tem como objetivo principal fornecer um material de apoio e também de aprofundamento na disciplina de Geometria Plana, mais especificamente no estudo de resoluções de problemas envolvendo áreas de figuras planas, e desta forma contribuir com professores e alunos do Ensino Básico que participam ou pretendem participar de competições olímpicas como a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP, servindo também como um material de apoio para os discente do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT na disciplina MA 13. O presente trabalho abordará propriedades e teoremas não muito usuais no currículo da disciplina de matemática no Ensino Básico, mais de grande importância no estudo da Geometria Plana e no contexto das Olimpíadas atuais, como os Teoremas de Stewart, Ceva e Menelaus, que se referem a segmentos notáveisem um triângulo, e que são fundamentais para a solução de muitos problemas nesta área.
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MARCEL BRITO SOARES
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O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 8º ANO POR MEIO DE ATIVIDADES
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Data: 15/Dez/2021
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Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de probabilidade por meio de atividades com uma abordagem sobre os aspectos conceituais e sobre a resolução de questões envolvendo o assunto, com o intuito de favorecer a participação dos alunos em aulas de matemática e o aprendizado dos conceitos presentes em cada atividade. A fundamentação teórica serviu de base para a “construção” da sequência didática que foi adaptada da dissertação do autor, baseada no Ensino de Matemática por Atividades. A sequência é composta por cinco atividades que contemplam as diferenças de experimentos determinísticos e aleatórios, os conceitos de espaço amostral e eventos, a definição clássica de probabilidade e o intervalo de variação da probabilidade. A sequência poderá ser aplicada no 8o e 9o anos do Ensino Fundamental.
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NELIO SANTOS NAHUM
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MÉTODOS DE CONTAGEM: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM A UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO MÉDIO.
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Data: 3/Set/2021
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Este trabalho de pesquisa aborda os métodos de contagem estudados no Ensino Médio. Com ênfase numa pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, e pautada na utilização de uma sequência de atividades, foi possível construir uma proposta de ensino utilizando a resolução de problemas que busca valorizar o pensar, a montagem de estratégias, ao invés da utilização de exemplos e exercícios padronizados, resolvidos mecanicamente. A motivação para propor esta abordagem surgiu das inquietações advindas da experiência na docência na educação básica e dos conhecimentos adquiridos no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) que possibilitou uma visão de ensino significativa a partir do diálogo com obras diferentes dos livros didáticos que cotidianamente usam-se nas escolas. Nesse sentido, busca-se investigar e compreender os métodos de contagem, partindo de uma proposta que direciona à utilização de problemas, instigando a engenhosidade e compreensão da situação descrita. A proposta abordada privilegia o uso do princípio fundamental da contagem (PFC), com o qual pode-se resolver os problemas independente do tipo de agrupamento envolvido (arranjo, permutação e combinação). Assim sendo, apresentam-se quatro (4) sequências de atividades acompanhadas de propostas metodológicas para o ensino e aprendizagem dos métodos de contagem. A construção deu-se alinhada as orientações da BNCC e com as contribuições das análises das obras de Hazan, Dante e Morgado. Conclui-se a pesquisa considerando que a abordagem dos métodos de contagem a partir de resoluções de problemas possibilita uma aprendizagem significativa.
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RENERSON RENNEE MALATO DE SOUZA
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PROGRESSÕES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES.
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Data: 30/Jul/2021
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Este trabalho trata-se de um estudo sobre progressões, isto é, as progressões aritméticas (PA), progressões geométricas (PG), também as harmônicas (PH), aritmético-geométrica (PAG) e geométrico-aritmética (PGA). Além disso, para introduzir-se-á as progressões foram abordados temas como indução finita e recorrência de primeira ordem. Essa pesquisa se desenvolveu através de processo de construções de fórmulas matemáticas, demonstrações de teoremas e resoluções de exercícios. O objetivo é aperfeiçoar a compreensão e o entendimento das demonstrações envolvendo progressões, além de instruir e elencar métodos, caminhos e exemplos de como promover o estudo das progressões no nível mais aprofundado, ou seja, ampliar as possibilidades da matemática no processo de ensino-aprendizagem das progressões. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que os processos de demonstrações envolvendo progressões têm importante relação com a construção do desenvolvimento cognitivo e lógico da matemática. O método utilizado na pesquisa teve a combinação de ser exploratório, explicativo e descritivo. Por fim, a pesquisa constatou que os estudos das progressões por meio de resoluções de problemas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, cognitivo e interpretativo tanto do aluno como de professores em seu processo ensino-aprendizagem.
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MICHELLEN ALESSANDRA CALDAS SOUZA
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O Estudo da Incógnita nas Equações do 1º Grau Através da Análise de Livros Didáticos
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Data: 19/Jul/2021
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O presente trabalho tem como objetivo verificar se os livros didáticos abordam de maneira satisfatória a Incógnita no conhecimento e na resolução de Equações do 1º Grau. Assim, se busca analisar como os livros didáticos abordam o estudo de Equações do 1º Grau, em especial a Incógnita, no sétimo ano do Ensino Fundamental, de acordo com as dimensões da Álgebra apresentadas pelos PCN e as competências e habilidades propostas pela BNCC para o referido ano. Desta forma, inicialmente foi feita uma abordagem histórica sobre a Álgebra e o surgimento de Equações, a partir de obras de vários autores. Este trabalho também reforça a importância do uso das letras como Incógnita para a aprendizagem de Equações, e realça a necessidade do aluno em compreender a linguagem algébrica bem como o significado da Incógnita para um melhor conhecimento e resolução de Equações do 1º Grau. Para isso, foram analisados livros didáticos do sétimo ano do Ensino Fundamental, a fim de conferir se estes contribuíam satisfatoriamente para o desenvolvimento algébrico dos alunos.
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SEBASTIAO JUNIOR MONTEIRO COSTA
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ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA: A ETNOMATEMÁTICA DA CESTARIA DO MATAPI E A TEORIA DE VAN HIELE
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Data: 15/Jun/2021
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O ensino da geometria, assim como de modo geral, o da matemática está pautado em possibilitar ao aluno a construção do conhecimento a partir do que é adepto a ele, ou seja, ensinar e aprender Matemática de acordo com o modo de vida do aluno, contudo o que tem se observado é que os alunos apresentam dificuldades de compreender os conceitos de geometria, principalmente quando se trata de sólidos geométricos. Por isso, o objetivo principal do trabalho é compreender as relações da geometria espacial para que possam descobrir formas e representações das mesmas, a partir da confecção do matapi, partindo do próprio cotidiano do aluno como uma alavanca para obter conceitos matemáticos para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Irmã Stella Maria – Anexo 1, localizada no rio Furo Grande, nas ilhas de Abaetetuba/PA e em consonância com o modelo de aprendizagem da Teoria de Van Hiele, no qual auxilia na identificação de competências e na orientação no decorrer da aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento geométrico a níveis mais elevados de compreensão, respeitando os níveis do pensamento geométrico em que o aluno se encontra. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a metodologia de estudo bibliográfico, juntamente com a realização de uma atividade de caráter pedagógico em sala de aula, dos quais as asserções foram analisar como a prática proposta – confecção do matapi – deram importância ao interesse do aluno por utilizar um recurso comum do seu dia a dia e apresentar conceitos geométricos, como também as necessidades individuais e os níveis de desenvolvimentos, pautadas na teoria de Van Hiele, os dados foram coletados e analisados por meios do questionário de sondagem (para averiguar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema). Por meio da realização deste trabalho constatou-se que os estudantes tiveram uma visão distinta sobre a Geometria - principalmente da geometria espacial - valorizando a construção humana, ao assimilarem que a matemática não é apenas composta por equações, e sim que é possível aproximar o ensino da matemática à cultura local, interligando os saberes tradicionais com os saberes adquiridos em sala de aula, através da prática.
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JOCIEL MACHADO NUNES
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A RELEVÂNCIA DOS NÚMEROS COMPLEXOS NO ENSINO BÁSICO
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Data: 11/Jun/2021
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Esse trabalho aborda o estudo do número complexo e aplicação na área da geometria, com objetivo de mostrar que tal conhecimento pode ser relevante no ensino básico. Historicamente o desenvolvimento dos números complexos levou cerca de 300 anos pra formalizar como um conjunto de números complexos onde fosse possível obter solução para equações do tipo e outra com as características semelhantes. As soluções desse tipo de equação foram descritas por Euler como sendo do tipo e , assim possibilitou a construção do conjunto dos números complexos, onde $i$ é chamado unidade imaginária do número $z$. Entretanto, esse conjunto passou a ser melhor compreendido quando K. F. Gauss e Jean-Robert Argand descobriram de modo independente que poderia ser representado geometricamente. É fato que o número z não é uma prioridade no ensino básico no Brasil, muito por conta da nova tendência de flexibilização do conteúdo que aparece cada vez menos nos vestibulares não sendo exigido no Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto é importante que o aluno do ensino básico conheça a vantagem da utilização do conjunto para melhor compreensão de raízes de equação do 2º grau não reais. O formalismo do conjunto z é tratado nos cursos de graduação com varias aplicações nas áreas da matemática, Física, engenharia e etc. Apesar não utilidade no ensino básico, faz-se necessário realizar uma abordagem do conceito do número z como um operador algébrico responsável em girar um vetor 90º. A partir dessa abordagem foi possível aplicar alguns problemas na área da geometria, como no movimento lunar (aplicação da 2º fórmula de Moivre), ângulo entre retas, raiz cúbica de um número não real, soluções de sistemas a duas variáveis que envolve números complexos com enfase na geometria plana. Observa-se, nesse sentido a grande vantagem em considerar aplicabilidade do conjunto dos números complexos em outras áreas do conhecimento e devido a essa vantagem, poderia fazer parte dos conteúdos a nível do ensino básico. Dessa forma, levando em conta os aspectos algébricos e geométricos na solução de vários problemas em que se faz necessário o conhecimento do conjunto z, o professor teria, sem dúvida, um recurso a mais para abordar alguns conteúdos que estão intrínsecos no ensino básico e que exige a buscar de métodos que facilitem o aprendizado. Conclui-se com a pesquisa que o conjunto dos números complexos têm as vantagens de ampliar o aprendizado utilizando os conceitos de número complexo como um operador algébrico e com a vantagem em aplicações na geometria e outros segmentos do conhecimento cientifico.
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SIMEY DA COSTA NEGRAO
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OS MÉTODOS HISTÓRICOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO
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Data: 10/Jun/2021
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O trabalho apresenta como objetivo geral mostrar as técnicas de multiplicação e divisão, possibilitando ao aluno o conhecimento histórico de alguns métodos utilizados por civilizações antigas que possam ser desenvolvidos para as soluções de problemas cotidianos. Nesse caso desenvolvem e se fundamentam os métodos de multiplicação e divisão concebidos em algumas antigas civilizações e o uso das Barras ou Ossos de Napier, constituindo num recurso facilitador para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo que tem como base inicial a pesquisa teórica, orientada a partir de literaturas de autores como Eves (2004), Boyer (2012), Rooney (2012) entre outros que favorecem os princípios necessários em que a Matemática se orienta inserida na concepção histórica e nos instrumentos fundamentais à compreensão e aplicação no cotidiano escolar. A pesquisa Exploratória traz em seu bojo relatos de atividade de ensino desenvolvida de modo híbrido (presencial e online) em turmas do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental com a utilização das Barras de Napier na resolução de questões matemáticas, bem como as conclusões acerca desta prática. Conclui-se a pesquisa considerando a necessidade de uma metodologia que englobem atividades de operações de multiplicação e divisão com intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Matemática.
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DANIEL DE DEUS NEGRAO MAUES
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UMA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA USANDO O APP INVENTOR 2.
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Data: 4/Jun/2021
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O objetivo desse trabalho foi “Propor através de Metodologias Ativas o ensino dos Sistemas de Amortização Constante – (SAC) e Sistema de Amortização Francês – (SAF) usando o aplicativo “Capitalizacao”, criado na plataforma de programação por blocos MIT[1] App Inventor” visou-se a necessidade de uma melhor educação financeira para a população brasileira atrelada a uma estratégia de ensino que envolve as novas tendencias metodológicas. Neste sentido, norteou-se nessa dissertação realizar uma proposta envolvendo o ensino híbrido e aprendizagem significativa usando a ferramenta tecnológica, o aplicativo “capitalização”. Para tanto, necessitou-se buscar estudos anteriores com experimentos metodológicos usando novas tendencias para o ensino da matemática financeira, assim realizou-se a leitura de dissertações relacionadas com matemática financeira e uso de ferramentas tecnológicas na metodologia de ensino. Observou-se nos resumos de literaturas presentes nessa dissertação que as propostas metodológicas são semelhantes ao objetivo eleito nesse trabalho. Ainda como informação, pesquisou-se sobre educação financeira buscando dar significado para o ensino do conteúdo formal da matemática financeira o qual foi apresentado e utilizado para a elaboração e estruturação de quatro atividades para o ensino da matemática financeira, enfatizando os sistemas de amortização SAC e SAF. Deste modo a partir das informações coletadas na pesquisa supra citada, fez-se uma comparação com a proposta eleita nessa dissertação, onde constatou-se que as propostas metodológicas das dissertações analisadas apresentam semelhanças ao objetivo desse trabalho fato este proporcionou uma indicação de validade da proposta realizada nessa dissertação a qual deve ser aplicada posteriormente na modalidade presencial.
[1] Instituto de Tecnologia de Massachusetts App Inventor.
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