INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E TERRITORIALIDADES: ESTUDO DAS MOBILIDADES SOCIOECONÔMICAS NO MUNICÍPIO DE BARCARENA, ESTADO DO PARÁ
Acessibilidade. Infraestrutura logística. Mobilidade. Territorialidade. Desenvolvimento da Amazônia
O objeto de pesquisa da presente tese em fase de qualificação é o território produzido a partir da mobilidade vista pela dinâmica demográfica e pelos fluxos de capitais e suas relações com as construções das grandes plataformas de infraestrutura logística reinante em toda a trajetória da elaboração das políticas desenvolvimentistas pelos municípios na Amazônia Oriental, estudando especificamente o caso das mudanças previstas na infraestrutura logística no Município de Barcarena, dinâmica que tem influenciado a transformação da territorialidade nas últimas cinco décadas. Este trabalho tem como objetivo analisar o território produzido a partir da mobilidade na construção da infraestrutura de transporte e objetivada pelo Estado e gera a mobilidade das pessoas que chegam, das que saem e das que querem exercer seu direito à imobilidade. Neste caso em particular, utilizou-se observações, relatos dos moradores, análise documental e dados secundários, colhidos no Ministério da Indústria e Comércio-MIDIC/SECEX, no movimento migratório da estatística populacional, censo 2010 do IBGE, com o emprego de técnicas quali-quantitativas, definindo-se fatores sobre as formas hierárquicas de ocupação e as diferentes políticas de mobilidade oferecidas ao capital e às pessoas. Espera-se que os resultados ajudem a identificar que por um lado persiste, mesmo em condição desfavorável, pela ausência de investimentos por parte do estado à acessibilidade da migração populacional interna, como elemento de instituições históricas determinantes na ocupação do território; de outro lado, a instituição contemporânea da logística de transporte portuário, como vetor tecnológico que impulsiona sobremaneira o crescimento econômico gerando altas receitas nos negócios internacionais.