Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KETELLYN SUELLEN TEIXEIRA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KETELLYN SUELLEN TEIXEIRA PINTO
DATA: 06/10/2016
HORA: 15:00
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO NAEA
TÍTULO:

"Estudo dos problemas socioambientais causados pela ocupação desordenada em praias turísticas do Nordeste Paraense, Brasil"


PALAVRAS-CHAVES:

Sustentabilidade Litorânea; Uso e Ocupação de Áreas Costeiras; Impactos

Ambientais.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A conservação e gestão da zona costeira da região amazônica exigem atenção especial, dada à riqueza de seus recursos naturais. O crescimento e a expansão urbana trazem, em seu próprio processo constitutivo, riscos e perigos que se expressam pela falta de ajuste e aderência da produção do espaço urbano aos sistemas naturais. Esta situação se agrava quando o próprio ambiente é naturalmente frágil, como é o caso das áreas costeiras da Região Amazônica. Os problemas ambientais induzidos pela pressão humana, estão se tornando extremamente significati­vos nestas áreas costeiras, sendo muitas vezes superior a capacidade de assimilação dos sistemas naturais. Logo, a compreensão dos problemas ambientais existentes nas Praias da zona costeira amazônica, especialmente nas Praias da Princesa, Atalaia e pesqueiro, onde se concentrará este estudo, requer a análise dos aspectos ligados a dinâmica natural dos sistemas costeiros e as atividades humanas desenvolvidas ao longo do tempo, de modo que se possa evidenciar os tipos de relações socioambientais e os principais impactos resultantes desta ação para o ambiente costeiro local e social. As etapas da pesquisa constam de levantamento bibliográfico e documental, entrevista com os moradores locais, check list, interpretação de imagem do satélite, pesquisa de campo para levantamento dos serviços e infraestrutura, observação dos aspectos territoriais e levantamento dos problemas ambientais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consta e analisar os tipos de uso e ocupação do solo em praias turísticas da zona costeira paraense e as mudanças socioambientais que podem resultar da falta de ordenamento dos espaços costeiros. Analisar as transformações que vem ocorrendo nestes espaços costeiros em função do aumento da atividade turística e especulação imobiliária nestes ambientes costeiros, evidenciando o aumento de conflitos socioambientais. Sendo assim, ações ambientais que incentivem o uso sustentável da praia e políticas públicas eficientes são imprescindíveis para a conservação dos recursos naturais deste ambiente costeiro. A aceitação da necessidade de organização dos usos e atividades nestas praias é urgente. Também é urgente a aceitação de que existe sobreposição de competências, que podem gerar conflitos e que a gestão de praias deve ser compartilhada entre os múltiplos órgãos e, inclusive, usuários, aplicando-se um processo de governança.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153297 - MIRLEIDE CHAAR BAHIA
Externo ao Programa - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Externo à Instituição - WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
Notícia cadastrada em: 04/10/2016 15:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1