Notícias

Banca de DEFESA: CLÁUDIA PINHEIRO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIA PINHEIRO NASCIMENTO
DATA: 16/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO NAEA
TÍTULO:

URBANIZAÇÃO EM CIDADES MÉDIAS PERIFÉRICAS: UMA PROPOSTA PARA ABORDAGEM E APLICAÇÃO NA AMAZÔNIA COM FOCO EM PORTO VELHO (RO) E MARABÁ (PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia; Urbanização; Porto Velho; Marabá; Singularidades.


PÁGINAS: 304
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta tese apresenta como resultado a pesquisa sobre o processo de urbanização na Amazônia, com foco nas cidades de Porto Velho (RO) e Marabá (PA). Tendo como objetivo compreender como o processo de incorporação da fronteira, em seus diferentes contextos político-econômico e social-ideológico, adentram as realidades urbanas dando origem a singularidades em nível local. Sendo assim, buscou-se demonstrar a heterogeneidade do processo de ocupação da Amazônia, apesar da implantação de um modelo modernizador homogeneizante a partir da década de 1960, com o intuito de responder como os processos implantados na Amazônia se manifestam na organização da estrutura, da função e da forma destes espaços urbanos. A metodologia de análise utilizada se insere dentro da tradição históricoestruturalista, embasada na teoria de Santos, que contextualiza historicamente como os processos políticos, econômicos e sociais em cada período analisado interferem na organização de cada um dos espaços urbanos especificamente. O estudo em questão tem como objetivo a identificação dos fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos observáveis. As evidências empíricas estão sustentadas em revisão de bibliografia, análise documental, de dados secundários, e na construção de um Sistema de Informações Geográficas que permitiu acompanhar a expansão das cidades analisadas, associada a seus conteúdos. Os resultados revelam que existem singularidades no processo de construção dos espaços urbanos amazônicos, mesmo tendo sido submetidos a processos idênticos presentes em toda a fronteira amazônica, e que estas especificidades se manifestam na forma, na função e na estrutura que a cidade assume na sua dimensão intraurbana. Conclui-se que a condição de periferia do sistema capitalista brasileiro, mantenedora de recursos naturais e humanos, acarretou à região uma condição que é singular a todas as realidades urbanas, que são condições precárias de desenvolvimento urbano associado ao não reinvestimento na região do lucro obtido da retirada dos recursos e do desenvolvimento das atividades econômicas, porém, existem singularidades que se manifestam somente a nível local, relacionas a forma que as cidades assumem, a sua função na rede urbana e a sua estrutura urbana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2440062 - ANA PAULA VIDAL BASTOS
Externo ao Programa - 2190645 - CLAUDIO FABIAN SZLAFSZTEIN
Externo à Instituição - ELOIZA ELENA DELLA JUSTINA
Externo ao Programa - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Interno - 325725 - ROSA ELIZABETH ACEVEDO MARIN
Notícia cadastrada em: 04/08/2016 13:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1