Notícias

Banca de DEFESA: KASSIA SUELEN DA SILVA FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KASSIA SUELEN DA SILVA FARIAS
DATA: 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO:

A participação no turismo em cenário de mudanças políticas: instâncias de Governança Regional no Estado do Pará


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras–chave: Turismo e estado. Turismo – redes. Política pública. Instância de Governança Regional - IGR. Campo do Turismo.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Diante do novo panorama democrático do Brasil (2018 a 2021) esta pesquisa terá como objetivo central analisar a participação dos agentes da Região Turística do Marajó (Campo e Floresta) e do Tapajós (Alto e Baixo) na rede de turismo do Pará. Tal proposta está centrada na hipótese de que embora a institucionalização das instâncias de governança regionais (IGRs), responda aos anseios participativos (oficialmente), a forma como ela está se concretizando na rede de turismo do Pará fragiliza o cumprimento dos preceitos democráticos. Isto pois, estimula uma confusão entre processo participativo e o processo mercadológico na medida em que conferem aos espaços participativos, finalidades jurídicas e financeiras para se adequarem às exigências do mercado. Decorrente disto, o modelo participativo proposto, com a institucionalização, direciona para fins que não dão conta da pluralidade dos agentes envolvidos na dinâmica da rede de turismo no estado do Pará. A análise terá como pressuposto teórico-metodológico o conceito de campo que se trata de uma ferramenta importante, pois possibilita identificar as relações estruturadas pelo turismo em um dado espaço social. Além disso considera-se o entendimento de Bourdieu (2014) sobre as redes, que ressalta as relações entre as estruturas presentes em cada agente. Trata-se do reconhecimento do objeto relacionado à um contexto e, principalmente aos agentes que se inserem na Rede de Turismo, sem deixar-se esgotar a uma única natureza ou conhecimento. Essa pesquisa se estrutura numa abordagem qualitativa, na qual se considera a necessidade de um aprofundamento das relações sociais. Recorre-se a uma pesquisa do tipo exploratório, como entrada à pesquisa, realizada em março de 2020 (no município de Soure) e em setembro de 2021 (nos municípios de Santarém e Itaituba), úteis para descobrir e para fundamentar as problemáticas do estudo. O campo realizado, objetivou coletar informações referentes ao processo de mudanças no planejamento do turismo do Pará e da institucionalização das instâncias de governança de turismo. Para a continuidade da pesquisa entende-se que as entrevistas não diretivas poderão auxiliar com informações da rede. Tem-se como escolha metodológica a análise bibliográfica e documental.

 
 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 328040 - MARIA GORETTI DA COSTA TAVARES
Interno - 2153297 - MIRLEIDE CHAAR BAHIA
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Interno - 3294539 - THALES MAXIMILIANO RAVENA CANETE
Externo à Instituição - THIAGO DUARTE PIMENTEL
Externo à Instituição - WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 09:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2