Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE NILBERLANIO VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE NILBERLANIO VIEIRA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Miniauditório

EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PAN-AMAZÔNIA: O CASO DO NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS DA UFPA.

educação superior; pós-graduação stricto sensu; acompanhamento de egressos; Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A educação superior na Amazônia, incluindo os níveis mais elevados de ensino como a pós-graduação stricto sensu, representa uma oportunidade extremamente importante para o desenvolvimento da região e de seu povo, na medida em que favorece a mobilidade social, sobretudo considerando que se vive em uma sociedade do conhecimento. Entende-se que a formação recebida pelos profissionais no ensino superior tem implicações e reflexos sobre sua realidade social e econômica específica, sobre as demandas por soluções e melhorias, bem como sobre as possibilidades que emergem de sua formação recebida no ensino superior com vistas a atuar na redução da desigualdade social. Neste sentido, o objeto de estudo deste projeto de qualificação é o acompanhamento e análise das trajetórias profissionais de egressos da pós-graduação stricto sensu realizada pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e Pan-Amazônia, considerando o aspecto da interdisciplinaridade na formação acadêmica desses egressos. Assim, colocam-se como questões norteadoras as seguintes: a) como o PPGDSTU/NAEA contribuiu para a formação desses egressos? b) onde esses egressos estão inseridos profissionalmente e espacialmente? c) quais as reflexões dos egressos sobre a contribuição que o curso de pós-graduação stricto sensu do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos trouxe para sua carreira profissional e/ou acadêmica? d) os egressos do PPGDSTU/NAEA têm contribuído com seus conhecimentos adquiridos no mestrado e/ou doutorado para o desenvolvimento da região amazônica e pan-amazônica no contexto do desenvolvimento sustentável? Tem, especificamente como locus de pesquisa, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), que constitui o recorte empírico de análise, considerando que esta é uma subunidade pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A presente pesquisa utiliza uma metodologia que privilegia o caráter qualitativo e exploratório, pretendendo explorar as reflexões dos egressos acerca de sua formação para o desenvolvimento sustentável recebida no curso e, neste sentido, o acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu, na Amazônia e na Pan-Amazônia, pode fornecer uma contribuição relevante acadêmica e socialmente, explorando-se em profundidade tais questões a partir de um enfoque qualitativo. Sustenta-se como hipótese para esta pesquisa que os egressos do PPGDSTU/NAEA contribuem qualitativamente e quantitativamente por meio do efeito multiplicador para o desenvolvimento sustentável, a partir dos conhecimentos adquiridos em sua formação interdisciplinar no mestrado e/ou no doutorado.

Interno - 2141964 - HISAKHANA PAHOONA CORBIN
Externo à Instituição - IVANA CLAUDIA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Presidente - 1174136 - MARILENA LOUREIRO DA SILVA