DOS GRANDES OBJETOS AOS OBJETOS DE GRANDEZA CIDADÃ: interiorização do ensino superior público e ordenamento cívico-territorial na Amazônia paraense
Palavras-chave: Ordenamento cívico-territorial. Objetos de Grandeza Cidadã. Instituições públicas de ensino superior. Interiorização do ensino superior público. Amazônia paraense.
Considerando as tensões e intenções de ordenamento territorial em curso na Amazônia como objeto de estudo, a pesquisa visa analisar os contornos de um possível ordenamento cívico-territorial à luz dos processos de expansão e interiorização recentes da educação superior pública e do correlato atendimento das demandas dos povos da floresta por esse nível de formação no estado do Pará. Mediante os pressupostos do pensamento dialético, busca-se sustentar que a expansão e a interiorização da educação superior pública produziram interessantes rebatimentos socioespaciais na direção de uma geografização da cidadania na Amazônia paraense, oferecendo bases importantes que, não sem problemas, vislumbram o delineamento do referido ordenamento nessa realidade regional. De natureza qualitativa, a proposta de investigação mobiliza as técnicas de levantamento e revisão bibliográfica, análise documental, análise de conteúdo, observação sistemática de campo e entrevistas semiestruturadas, almejando, dessa maneira, contribuir com as discussões relacionadas ao papel exercido pelas instituições públicas de ensino superior no território paraense, reconhecendo-as como verdadeiros objetos de grandeza cidadã.