CÍRIO DE NAZARÉ: Experiências de sentidos e sociabilidades por meio da cultura material
Círio de Nazaré; consumo; cultura material; experiências; sociabilidades.
Esta pesquisa busca refletir sobre o papel dos objetos na constituição de processos comunicacionais no Círio de Nazaré, considerando os impactos da pandemia da Covid-19 nas práticas de consumo e de sociabilidades dos participantes em meio à suspensão de procissões e eventos presenciais na manifestação religiosa/cultural em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, realizada anualmente na cidade de Belém, Pará, durante o mês de outubro. Abordando a perspectiva relacional da comunicação, pretendeu-se acionar experiências dos sujeitos em anos anteriores à pandemia e compará-las com a vivenciada em 2020, para compreender como a cultura material e o consumo auxiliam na compreensão das principais relações que esses participantes desenvolvem com o Círio, entre si (sociabilidades) e com as materialidades. Os procedimentos metodológicos incluem a elaboração de questionários e a realização de observações online com inspirações netnográficas, bem como a recuperação de observações participantes realizadas em pesquisas anteriores sobre o Círio. Considera-se, a partir das experiências analisadas, que os objetos são elementos (i)materiais do Círio, constituidores dos sujeitos e de suas práticas sociais ao presentificarem ausências que integram os processos comunicacionais do fenômeno empírico estudado.