Arrastão do Pavulagem e o “estar junto” na pandemia de Covid-19: comunicação, consumo, cultura material e sociabilidade em tempos de isolamento social
Arrastão do Pavulagem. Cultura Material. Sociabilidade. Covid-19. Belém.
A presente dissertação de mestrado busca compreender de que forma as práticas de comunicação, consumo e sociabilidade, que envolvem o cortejo junino Arrastão do Pavulagem, realizado anualmente entre os meses de junho e julho, foram ressiginificadas, com o cenário de isolamento social, advindo da pandemia do vírus Covid-19. Para tanto, serão utilizados, como metodologia, o cruzamento dos seguintes procedimentos: análise netnográfica, conforme apontamentos de Kozinets (2014); entrevistas com roteiro semi-estruturado; amostragem em bola de neve, de acordo com estudos de Bockorni e Gomes (2021); e observação participante. A fim de embasar os eixos de análise, serão utilizados os apontamentos de França (2008) e Muniz Sodré (2008; 2012) sobre comunicação; Amaral Filho (2017; 2019) sobre espetáculos culturais e entretenimento; Santos (2010) e Castro (2012; 2020) acerca de Amazônia; Simmel (1983) e Maffesoli (2016) acerca de sociabilidade; Miller (2007) e Vieira (2017) sobre cultura material; e de Rocha (2006), Barbosa e Campbell (2006) acerca do consumo. Assim, tal pesquisa é importante por contribuir com estudos sobre práticas de comunicação, cultura e consumo, em tempos de crise, no contexto da Amazônia; bem como sobre esta manifestação popular da cultura paraense. Como resultado obtido até o presente momento da pesquisa realizada, destaca-se que, ao mesmo tempo em que houve engajamento e participação dos usuários das plataformas de comunicação do Arraial do Pavulagem, nas programações digitais do grupo musical, estes mesmo usuários seguiram saudosos do formato presencial dos arrastões, o que implicou em compartilhamento de sentimentos e sensações semelhantes, tais como nostalgia e saudades das vivências experienciadas e partilhadas nos eventos presenciais, ainda que os cortejos digitais tenham acionado sentimentos outros, tais como felicidade e orgulho da cultura popular da região.