Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL ALEXANDRE ALVES MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL ALEXANDRE ALVES MENEZES
DATA: 28/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: LEPAM/UFPA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE À EROSÃO COSTEIRA E RISCOS ASSOCIADOS A EVENTOS EXTREMOS DE GRANDE MAGNITUTE NA COSTA ATLÂNTICA PARAENSE (AMAZÔNIA ORIENTAL-BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

DSAS, Vulnerabilidade Costeira, AHP, Eventos Extremos, Amazônia.


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A erosão costeira é um problema grave para as comunidades costeiras em todo o mundo. Globalmente, estima-se que aproximadamente 30% das residências em costas baixas de 200m de extensão sejam altamente afetadas pela erosão, resultando em perdas de propriedades nos próximos 50 anos. A erosão ao longo da costa pode afetar a vida humana, o cultivo, a biodiversidade, os recursos naturais e outros setores econômicos em grande escala. Na costa brasileira, além da erosão e intrusão salina, podem ocorrer perdas ambientais, principalmente nos ecossistemas de manguezais, praias e dunas. A Amazônia possui zona costeira com extensão aproximada de 3.044 km, ocupando 35% do total do litoral brasileiro, onde se localizam ecossistemas em diferentes níveis de vulnerabilidade física. O setor costeiro da Amazônia apresenta características geológica/geomorfológicas semelhantes à morfogênese regional, e características climáticas/oceanográficas particulares, com regime de ondas e macromarés, que o diferenciam em si e do restante da costa brasileira, além do contraste demográfico e de renda também evidente. Poucos estudos abordam esta temática, principalmente na Amazônia brasileira, onde localiza-se o objeto de estudo, sobretudo integrando de forma ponderada com dados físicos (com destaque a linha de costa analisada a partir do DSAS v5 e modelagem futura) e dados socioeconômicos, para especializar a vulnerabilidade e seus possíveis danos sob a óptica da erosão no ambiente costeiro. Desta forma, o referido manuscrito visa analisar a vulnerabilidade costeira utilizando critérios físicos e socioeconômicos a partir do Processo de Hierarquia Analítica (ou Analytic Hierarchy Process-AHP), e projetar as flutuações do nível médio do oceano a partir de modelagem com dados de PDI Orbital e aérea de alta definição, com o auxílio do GNSS/RTK. Os resultados deste trabalho poderão compor aparato técnico e científico para os fins de planejamento costeiro na região da proposição e disseminada de maneira global, haja vista que o processo metodológico poderá ser reproduzido em outras regiões de planeta.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVIS PEREIRA DE PAULA
Presidente - 1768275 - EDER MILENO SILVA DE PAULA
Externo à Instituição - FRANCISCO DA SILVA COSTA
Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 20/03/2024 09:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2