Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL NAZARENO DA SILVA E SILVA

DISCENTE: MIGUEL NAZARENO DA SILVA E SILVA
DATA: 11/11/2021
LOCAL: BELÉM-GOOGLE MEET

GESTÃO AMBIENTAL E AS CERTIFICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO MEIO AMBIENTE REALIZADA PELA HYDRO ALUNORTE EM BARCARENA-PA NOS ANOS DE 2015 A 2019.

Gestão ambiental, Certificações socioambientais, Hydro Alunorte; Impactos ambientais.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a gestão ambiental e as certificações socioambientais na Amazônia e tem como objetivo analisar os princípios e métodos utilizados na emissão das certificações ambientais para as empresas que atuam no polo industrial de Barcarena no Estado do Pará e a gestão de fiscalização, focalizada na organização Empresarial Hydro Alunorte. Nesta direção, a partir de revisões de estudos e pesquisas acerca das certificações socioambientais, gestão ambiental, ferramentas de fiscalizações de certificações ambientais e das ações ambientais das organizações instaladas na Amazônia e que abranjam o município de Barcarena no estado do Pará, será desenvolvida essa pesquisa acerca da efetividade das certificações socioambientais da empresa Hydro Alunorte na Amazônia, por meio de uma Pesquisa Exploratória e Documental com Abordagem Quanti-qualitativa, considerando a necessidade de descrever as caraterísticas dos processos envolvidos nos métodos utilizados para a concessão das certificações ambientais, da gestão da organização envolvida, bem como, os aspectos sociais quantitativos e qualitativos. A gestão ambiental é um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que consideram a saúde, segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente como fatores essências para uma boa qualidades de vida. Já a certificação ambiental é uma ferramenta de gestão ambiental, que por sua vez fornece informações sobre as características ambientais gerais e específicas de produtos e serviços. Em vista de adquirir tal certificação, as empresas têm como objetivo principal apresentar uma qualidade ambiental de todo seu processo de produção, considerando todas as etapas de produção, transporte e comercialização para alcançarem esta certificação e garantir a efetiva exploração dos recursos naturais na Amazônia.

Interno - 2423422 - HARLEY SILVA
Presidente - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Externo ao Programa - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Notícia cadastrada em: 11/11/2021 10:38