Banca de QUALIFICAÇÃO: DENYS SERRÃO PEREIRA

DISCENTE: DENYS SERRÃO PEREIRA
DATA: 30/05/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

Economia extrativista e organização social na região do Lago do Mamiá (Coari/AM)

Unidade de Conservação; Socioeconomia rural; Situação fundiária; Ribeirinhos; Organização social.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O presente resumo apresenta uma estrutura de pesquisa como requisito para a qualificação no curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa em Planejamento e Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional. O objetivo principal desse trabalho é analisar a influência de variáveis econômicas, sociais e fundiárias no processo decisório para a criação de Unidades de Conservação (UC) no Estado do Amazonas, com foco na região do Lago do Mamiá, zona rural do município de Coari. O estudo parte de duas perguntas principais: (a) de que maneira o uso econômico dos recursos naturais das comunidades locais seria afetado pela criação de uma UC? e (b) como os agentes sociais locais percebem o efeito da criação da UC sobre a conservação de recursos naturais e manutenção de serviços ecossistêmicos? A hipótese levantada é que o sucesso do estabelecimento de uma UC na região depende da sua aderência aos modos de vida das populações residentes ou usuárias de recursos naturais na área. Para sustentar essa hipótese, o estudo utiliza um conjunto de dados primários socioeconômicos e fundiários coletados no território. Essas informações foram obtidas através de uma consultoria contratada pelo Governo do Amazonas em 2022, com financiamento do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO). A coleta de dados incluiu informações demográficas, estrutura educacional, moradia, infraestrutura de saúde, ocupação e renda familiar, uso do solo, atividades econômicas, entre outros aspectos relevantes. Os dados foram coletados junto a 90 famílias residentes em 18 comunidades da região do Lago do Mamiá, além de entrevistas com lideranças comunitárias. Também foram obtidas informações fundiárias por meio de entrevistas e consultas a órgãos de controle fundiário estadual e federal. Os aspectos mais relevantes para responder aos objetivos da pesquisa foram os relacionados com a demografia da região, ocupação e renda familiar, uso do solo, atividades econômicas, uso de produtos da biodiversidade e utilização de recursos florestais. O documento está organizado em três capítulos principais. O primeiro capítulo apresenta os resultados preliminares coletados na região do Lago do Mamiá, abordando aspectos demográficos, histórico de ocupação, uso do solo e de recursos naturais e atividades econômicas rurais – sempre pontuando cenários futuros com a implantação da UC pelo Governo do Amazonas na socioeconomia campesina dessa região. O segundo capítulo detalha a organização social e institucional da região, os motivadores para a criação da UC e as capacidades institucionais/políticas estaduais relacionadas à criação de UCs. Por fim, o terceiro capítulo descreve a metodologia utilizada para apoiar a tomada de decisão na criação da UC, com base em matrizes decisórias desenvolvidas em experiência anterior do autor, como coautor de um estudo que resultou na criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago do Jará, no município de Juruti/Pará. A metodologia utilizada nesse estudo serviu de base para o desenvolvimento do presente trabalho.

Presidente - 2423422 - HARLEY SILVA
Interno - 2266031 - HILDER ANDRÉ BEZERRA FARIAS
Externo à Instituição - WESLLEY ANTONIO TADEU MONTEIRO CANTELMO
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 09:37