Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO FERNANDES DOURADO

DISCENTE: MAURICIO FERNANDES DOURADO
DATA: 06/04/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

GESTÃO ENERGÉTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA NO PERÍODO DE 2016 A 2020.

Energia elétrica, Eficiência energética, Desenvolvimento econômico, Indicadores energéticos.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Os governos têm formulado políticas públicas de incentivo à conservação de energia em diversos países, a fim de reduzir o consumo e, consequentemente as emissões de gases de efeito estufa, que são gerados no processo de geração e consumo de energia elétrica e que tanto prejudicam o meio ambiente. Neste sentido, as Instituições Federais de Ensino exercem papel de liderança na promoção de mudanças de mentalidade e de hábitos mais saudáveis ao meio ambiente. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar o consumo de energia elétrica do Campus Universitário de Bragança quanto a promoção da eficiência energética, bem como os desafios e oportunidades relacionados ao uso adequado desse bem tão precioso na atualidade. Para isso, foram analisados os dados de consumo de energia elétrica do Campus referente ao período de 2017 a 2020. O diagnóstico energético foi realizado utilizando diversos indicadores de eficiência energética adaptados para instituições de ensino. Os dados demonstram a baixa eficiência no uso da energia no Campus.

Interno - 2467387 - ANDERSON ROBERTO PIRES E SILVA
Presidente - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Externo ao Programa - 1548828 - ORIANA TRINDADE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 06/04/2023 11:22