Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA PATRICIO MARTINS

DISCENTE: SARA PATRICIO MARTINS
DATA: 21/10/2022
LOCAL: BELÉM

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: GASTOS COM ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A RELAÇÃO COM A TAXA DE SUCESSO DA GRADUAÇÃO NAS IFES LOCALIZADAS NA REGIÃO NORTE.

Universidades Federais da região Norte. Matriz Orçamentária. Evasão. Assistência Estudantil. Taxa de Sucesso da Graduação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Esta pesquisa investiga os resultados do impacto dos gastos com assistência estudantil na taxa de sucesso de 9 das Universidades Federais da região Norte criadas até 2013, ao utilizar os dados da evasão e permanência no ensino
superior para medir os dados. A análise empírica do estudo aplicará pesquisa de revisão bibliográfica, assim como o método econométrico de dados em painel utilizado para estimar a relação entre o gasto com assistência estudantil
de universidades federais do Norte e a taxa de sucesso dessas universidades, no período compreendido entre 2012 à 2019. Serão realizadas estimações através dos modelos, além de testes para escolha do modelo mais adequado.
Os resultados apontaram se há ou não uma correlação positiva entre os gastos com assistência estudantil e a taxa de sucesso das universidades analisadas, correspondente à literatura que aponta como os alunos deixam as instituições de ensino sem concluir seus cursos ao não serem apoiados pela assistência estudantil.

Interno - 2323825 - DOUGLAS ALCANTARA ALENCAR
Presidente - 2568292 - JOSE NAZARENO ARAUJO DOS SANTOS
Interno - 2320851 - LEANDRO MORAIS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/10/2022 11:49