Banca de DEFESA: JOSE ALAN PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: JOSE ALAN PEREIRA DE SOUZA
DATA: 01/04/2021
LOCAL: WebConference RNP

Estratégias para Combater o Índice de Reprovação e Dependência escolar na Disciplina de Matemática dos alunos de 6º a 9º ano de Uma Escola de Castanhal/PA

eprovação, Dependência Escolar, Materiais Manipuláveis.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O  ensino educacional  brasileiro,  mais  do  que  nunca,  defronta-se  com  vários  desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Pensando nisso, este trabalho de Conclusão de Cursode mestrado objetiva mostrar e refletir as possíveis causas da Reprovação e Dependência escolar na disciplina de Matemática dos alunos de 6º ao 9º ano da Escola Elcione Therezinha Zahluth Barbalho a qual terá como embasamento teórico as experiências vividas por mim em 15  anos  de  magistério  lecionando  matemática  na  rede  estadual  desse  estado.  A  metodologia utilizada foi através de uma abordagem quanti/qualitativa, pois houve necessidade não só de apontar  as  causas  da reprovação dependência  escolar,  mas  trazer  dados  que pudessem comprovar a problemática em questão. Ao abordar a reprovação/dependênciana escolaElcioneBarbalho, constatou-se através dos gráficos e tabelasque nos anos de 2018 e 2019 houve um número  elevado  de  alunos em  referida  situação.  Vários  fatores  que  contribuíram  para  este índice. Nessas circunstâncias, considera-se urgente a organização de uma proposta pedagógica e  políticas públicasque  venham  revitalizar  a  escola  pública  impedindoque  o  aluno  venha  a “Reprovar” ou “ficar em dependência”em matemática, para isso, lista-se uma série de novas propostas  a  serem  trabalhadas  com esses  alunos que  ficam  em  dependência  em  matemática, ficando evidente  queas  mudanças  a  serem  realizadas  não  dependem  somente  dos técnicos  e professores,  e  sim,  de todo  sistema  educacional  em  que  a  escola  é  inserida. Ao  final  deste trabalho é  apresentada uma  forma  de  se  trabalhar  a  resolução  de  equações  do  segundo  grau utilizando como metodologia de ensino a manipulação do material dourado. Esperando-se que esta prática de ensino venha com certeza fazer com que as relações numéricas apresentadas na resolução destas equações passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para um aprendizado bem mais agradável.

Interno - 2184862 - ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
Presidente - 2190498 - EDILBERTO OLIVEIRA ROZAL
Externo ao Programa - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Interno - 3570960 - SAMUEL LEVI FREITAS DA LUZ