Dissertações/Teses

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2023
Descrição
  • DAVISON MACHADO MEDEIROS
  • PICK'S THEOREM AS A FEATURE IN THE TEACHING OF AREA CALCULUS IN THE BASIC EDUCATION

  • Orientador : ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
  • Data: 14/12/2023
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  • The present work proposes to apply Pick's theorem in the calculation of polygon areas in basic education, specifically in classes of the sixth year of elementary school. Because Most of the time, the study of Areas in geometry classes is given in the form of teaching traditional, decontextualized and mechanical with simple repetition and memorization of the many formulas to calculate the Area of some polygons: square, rectangle, triangle, etc.... To this end, the methodology used was the bibliographic research in a context of approach in order to provide more meaningful lessons and to respond to the concerns: How can the use of Pick's theorem contribute as a strategy for teaching areas? Towards This is a brief history of Georg Alexander Pick's concept of Area, polygons, Pick's theorem, a pedagogical proposal and its application in a class of the sixth year.

  • HERNANDES MACEDO DE SOUSA
  • Descriptive Statistics. Markowitz model; Sharpe ratio; Python; Digital Information and Communication Technologies (ICT); Financial Education; Programming Logic

  • Orientador : VALDELIRIO DA SILVA E SILVA
  • Data: 30/11/2023
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  • We present analyses based on the daily returns of assets of an investment portfolio in order to present elements of descriptive statistics and decision of choice of weights of the portfolio, through an approximation of the maximum Sharpe ratio in the Markowitz model. The historical information of fixed and variable income assets is imported from electronic addresses, and the data is processed to extract relevant information for studies. Such tasks are built in Python, through the Pandas library and whose graphical visualizations also make use of other packages. All the commands in the preparation for the approximation are presented, with justifications of the syntaxes, and made available in a Google Colaboratory notebook. We compared the performance of the portfolio adopted by the approximation with that obtained by optimization, in order to foster discussions of the adopted strategy and configure the work as a proposal for teaching some elements of statistics, financial education and programming logic.

  • PATRICK LOPES MARTINS
  • JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Data: 28/03/2023
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  • Considerando o crescimento constante da quantidade de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) os quais necessitam de atendimento escolar especializado é fundamental que a estrutura escolar, como um todo, passe por mudanças que possam atender as exigências e necessidades destes alunos. Essas mudanças incluem os métodos de abordagem utilizados pelos professores para o ensino da matemática, tendo em vista que os alunos autistas apresentam limitações neurológicas, que influenciam na sua maneira de aprender e se tornam, em alguns momentos, um desafio para alunos e professores alcançarem êxito no ensino desse componente curricular. O presente estudo trata da utilização dos jogos, em especial os jogos matemáticos, como recurso didático no ensino da matemática para alunos diagnosticados com autismo. O estudo é de caráter bibliográfico, com revisão de literatura e discussão de autores, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as características do TEA, saber como esse aluno se comporta e quais as suas principais dificuldades em relação ao processo de aprendizagem do conteúdo matemático, e, sobre tudo, identificar quais os jogos que podem auxiliar os professores de matemática no dia a dia da sala de aula com os alunos autistas. Diante da pesquisa nota-se que a inclusão é imprescindível e aponta para uma educação que possa oferecer a todos, oportunidades e equidade tornando o processo educacional mais justo perante a sociedade. Concluímos, então, que o uso de jogos matemáticos, como recursos pedagógicos, podem facilitar e auxiliar no desenvolvimento do aprendizado da matemática para os alunos autistas, desde que esses jogos sejam escolhidos de forma consciente e planejada com intuito de relacionar os interesses desses alunos com o aprimoramento dos conteúdos ministrado pelo professor.

     

  • OSVALDO GOMES DA SILVA NETO
  • A proposal to use Desmos as a digital resource in the teaching of geometry in the light of national evaluations

  • Data: 24/02/2023
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  • This document reports the development and description of an application for mobile devices created to help mathematics teachers prepare their students for the first phase of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP). First, it presents some of the impacts arising from technological advances in the school environment, highlighting what is expected of students and teachers – main actors in the teaching and learning process – in the new educational scenario. The application arose from the need to make students, especially those from public schools, have more contact with the style of problems adopted in the OBMEP tests. The effort dedicated to the development resulted in a tool that allows the teacher to easily and according to their goals create and share with their students through their own application activities containing questions from previous OBMEP tests

2022
Descrição
  • FLAVIO DANIEL LUZ REGO
  • TEACHING FRACTIONS IN CLASSES OF THE 6TH YEAR ELEMENTARY WITH USE OF THE STEAM APPROACH - (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, ARTS AND MATHEMATICS)

  • Data: 30/12/2022
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  • The present work approaches the use of active methodologies for an innovative education with emphasis on the STEAM approach (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) in the teaching of fractions for mathematics classes of the sixth year of elementary school. It aims to analyze which contributions can present didactic sequence proposals based on the STEAM methodology for teaching fractions. The production of this study was divided into two moments: survey of the available literature on the subject and presentation of a didactic sequence as a proposed activity for the teacher with the aim of motivating him to diversify his pedagogical practice in approaching the contents of fractions with students of sixth grade classes. The suggested didactic sequence, although based on a simple idea that is, through the construction of a monochord with everyday materials to teach content of fractions, aims to approach, in a transdisciplinary way, the subject so that students, making use of tools from different areas (science, technology, engineering, art and mathematics) participate actively in the production of knowledge as well as perceive the existing connections between the different areas of knowledge. As a methodological proposal, it is considered that active methodologies, mainly STEAM, have the potential to offer, within the perspective of the didactic sequence, guidance to teachers who, making use of active teaching methodologies in their pedagogical practice, can make the fraction content a transdisciplinary and dynamic activity in which the student has the ability to relate content from different disciplines and make the necessary connections with their daily life

  • GISELLE BALEEIRO ESPINHEIRO
  • ACTIVE METHODOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING AND AREAS
    RELATED: proposals for pedagogical projects for the new High School

  • Data: 29/12/2022
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  • The research approaches the main curricular challenges in Mathematics, proposed in the discussions about the Novo Ensino Médio (New High School). The main objective is to analyze how the school can organize itself based on active methodologies, to implement on the curricular grade in this teaching stage, in the learning of Mathematics. As for the methodology, the work was subdivided into two stages: analysis of documents and the relevant literature, and then the presentation of proposals for flexibility on the curricular grade. In the study, there is a brief history of education in Brazil until reaching the challenges of the New High School, guiding, soon after, the active methodology: learning based on projects. However, six projects are presented to complement the Proposta de Flexibilização Curricular — PFC, that the Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt (State High School Lameira Bittencourt), located in Castanhal, Pará, needs to develop in 2023. When analyzing the Base Nacional Comum Curricular — BNCC (National Common Curricular Base) and the Documento Curricular do Estado do Pará (Curriculum Document of the State of Pará), in Mathematics and its Technologies, with the objective of being developed in the Novo Ensino Médio, it is realized how great the challenges will be for all Brazilian states. Highlighting the need for proposals, like the active methodologies. It is considered that the methodology of projects, interdisciplinarly, aims to unite the areas of knowledge and instigate thinking to foster possibilities of learning, recommended in the relevant legislation for high school education. In this sense, it is possible for the school to organize itself based on active methodologies, if those involved in the process, seek from the necessary training to the most appropriate methodologies for their context.

  • DEVENIR SOUSA MAIA
  • TEACHING AREAS AND VOLUMES WITH ANIMATION OF OBJECTS
    MATHEMATICIANS IN GEOGEBRA SOFTWARE

  • Data: 14/12/2022
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  • Digital technologies are resources that can collaborate with teaching practice. Thus, with the aim of discussing a proposal for a didactic sequence using dynamic mathematical objects using the Geogebra software, the elaboration of mathematical objects and animation applications are described. Mathematical objects were built in the Geogebra software to assist in the application of a didactic sequence involving areas and volumes of some geometric solids, in order to facilitate the understanding of these concepts and allow students to develop exploration and visualization processes. This is a research of a basic, exploratory bibliographical nature. It is considered that using the exploration of mathematical objects with the aid of Geogebra enhances the demonstration of areas and volumes of geometric figures, thus arousing the attention and interest of students, and may contribute to teaching and learning.

  • JOSE VALERIO MOREIRA CANDIDO
  • Inverted Room of Trigonometric Functions using the Desmos Computing Layer

  • Data: 19/10/2022
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  • The following assignment presents a didactic script for teaching trigonometric functions with Flipped Classroom utilizing theoretical material available in videos and online material on Desmos, in the form of activities and exercises related to the content; in addition to contextualized exercises according to the skills and abilities required for ENEM. Desmos entered not only as a tool for non-face-to-face teaching, providing elements of interactivity, but also a platform that stores students’ responses to activities created with Computation Layer and classroom. The application helps students learn both in virtual classes and in face-to-face classes, sometimes used by the teacher, sometimes by the students; helping them understand the day-to-day applications of the sine and cosine functions.

  • SAMY DE SOUSA LOURENCO
  • Clube de Matemática: um aplicativo desenvolvido para conectar alunos e professores a um banco de questões da OBMEP

  • Data: 03/08/2022
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  • Este documento relata o desenvolvimento e a descrição de um aplicativo para dispositi- vos móveis criado para ajudar os professores de matemática na preparação dos seus alunospara a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Primeiramente apresenta alguns dos impactos oriundos do avanço tecnológico no ambiente escolar, destacando o que se espera de alunos e professores – principais atores do processo de ensino e aprendizagem –   mais contato com o estilo dos problemas adotados nas provas da OBMEP. O esforço dedi- cado ao desenvolvimento resultou em uma ferramenta que permite ao professor, facilmente e de acordo com seus objetivos, criar e compartilhar com seus alunos, por meio do próprio aplicativo, atividades contendo questões de provas anteriores da OBMEP.

2021
Descrição
  • JOSE ALAN PEREIRA DE SOUZA
  • Estratégias para Combater o Índice de Reprovação e Dependência escolar na Disciplina de Matemática dos alunos de 6º a 9º ano de Uma Escola de Castanhal/PA

  • Data: 01/04/2021
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  • O  ensino educacional  brasileiro,  mais  do  que  nunca,  defronta-se  com  vários  desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Pensando nisso, este trabalho de Conclusão de Cursode mestrado objetiva mostrar e refletir as possíveis causas da Reprovação e Dependência escolar na disciplina de Matemática dos alunos de 6º ao 9º ano da Escola Elcione Therezinha Zahluth Barbalho a qual terá como embasamento teórico as experiências vividas por mim em 15  anos  de  magistério  lecionando  matemática  na  rede  estadual  desse  estado.  A  metodologia utilizada foi através de uma abordagem quanti/qualitativa, pois houve necessidade não só de apontar  as  causas  da reprovação dependência  escolar,  mas  trazer  dados  que pudessem comprovar a problemática em questão. Ao abordar a reprovação/dependênciana escolaElcioneBarbalho, constatou-se através dos gráficos e tabelasque nos anos de 2018 e 2019 houve um número  elevado  de  alunos em  referida  situação.  Vários  fatores  que  contribuíram  para  este índice. Nessas circunstâncias, considera-se urgente a organização de uma proposta pedagógica e  políticas públicasque  venham  revitalizar  a  escola  pública  impedindoque  o  aluno  venha  a “Reprovar” ou “ficar em dependência”em matemática, para isso, lista-se uma série de novas propostas  a  serem  trabalhadas  com esses  alunos que  ficam  em  dependência  em  matemática, ficando evidente  queas  mudanças  a  serem  realizadas  não  dependem  somente  dos técnicos  e professores,  e  sim,  de todo  sistema  educacional  em  que  a  escola  é  inserida. Ao  final  deste trabalho é  apresentada uma  forma  de  se  trabalhar  a  resolução  de  equações  do  segundo  grau utilizando como metodologia de ensino a manipulação do material dourado. Esperando-se que esta prática de ensino venha com certeza fazer com que as relações numéricas apresentadas na resolução destas equações passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para um aprendizado bem mais agradável.

  • ELOY SHUNPPEI KAMEYAMA
  • O Uso do Geogebra no Ensino de Geometria Espacial de Posição

  • Data: 31/03/2021
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  • O presente trabalho investigou a influência do ensino de Matemática aliado a um recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial. O objetivo foi compreender em que medida o software GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de conteúdos da Geometria Espacial de Posição em um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Um roteiro foi previamente elaborado para que a aplicação da metodologia pudesse, em nosso entender, ocorrer de forma mais fluida. O processo consistiu em dois momentos: ministrar uma aula de conteúdo de Geometria Espacial de Posição utilizando o software GeoGebra, e; realizar atividades utilizando o aplicativo GeoGebra 3D em smartphones. Para se ter indicações do grau de contribuição desta metodologia, dados foram coletados por meio de observações ao longo do trabalho, juntamente com a aplicação de testes e questionários. Concluímos que a utilização do recurso tecnológico em sala de aula, principalmente o uso de smartphones, elevou o nível de interesse pelo estudo da matemática, resultando também em uma melhor compreensão do conteúdo.


  • ELIAS JORGE BECHARA SOARES JUNIOR
  • Uma Sequência Didática Propositiva para o Ensino de Matemática com Ensaios de Bernoulli e a Genética

  • Data: 26/03/2021
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  • Este trabalho teve como objetivo discutir uma relação entre a probabilidade e os modelos de genética mostrando a aplicabilidade em sala de aula via proposição de uma sequência didática. Metodologicamente foi realizado a aplicação de questionário com a utilização da ferramenta Google Forms, ferramenta que tem sido de grande uso na prática acadêmica, pela sua praticidade no processo de coleta de informações possibilitando o envio do questionário, seja através de e-mail ou link, e com praticidade para as respostas. Esta pesquisa discute ainda sobre determinadas formas que o professor de matemática pode conduzir os questionamentos em uma sala de aula, aguçando e despertando o interesse do aluno para outras formas de entender a probabilidade, utilizando-se de uma parte da biologia como meio. Traz também à luz das normas de educação brasileira, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em quais os aspectos que ela se apoia. Como resultados, busca mostrar a partir do questionário com professores atuantes em sala de aula, que a produção de um conhecimento a partir de proposituras de problemas pode incentivar a descoberta e instigar a busca pelo conhecimento. Para concluir, é possível acreditar que esta interação interdisciplinar tem a força de incentivar uma aproximação entre áreas do conhecimento às vezes tão distantes na visão do estudante.

  • MARCIO ANDRE SANTA BRIGIDA LIMA
  • Modelagem Matemática, Geometria Fractal e Geogebra: Proposta de Atividades para Ensinar Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio

  • Data: 26/03/2021
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  • A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e apresentar cinco atividades de modelagem matemática com problemáticas derivadas de fractais a serem investigadas com o uso do GeoGebra como propostas para o ensino de conteúdos matemáticos do nível médio. Utilizaremos nessas atividades o software GeoGebra para auxiliar na visualização, experimentação e obter modelos matemáticos observados na geometria dos fractais, fixando nesse processo alguns conhecimentos matemáticos na cabeça dos discentes. Pretende-se, com isso, promover atividades experimentais com o apoio tecnológico, que desperte a curiosidade e a motivação dos alunos para o ensino de matemática. A importância desse trabalho se dá por mostrar outra forma de abordagem de conteúdos do ensino médio através da visualização, observação e reflexão de situações do mundo real. Podemos constatar nas atividades propositivas que o ensino de alguns tópicos da matriz curricular de matemática do nível médio (Triângulo equilátero, Sequências, Ponto médio, Potenciação, Área e Perímetro, entre outros) podem se tornar mais atraente quando se aplica uma sequência que usa a modelagem matemática, a geometria fractal e um software de geometria dinâmica, o GeoGebra, como suporte tecnológico.

  • EDER ARAUJO DA SILVA
  • MÉTODOS ALTERNATIVOS DE CÁLCULOS NA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: PARA ALÉM DOS ALGORITMOS USUAIS DA ARITMÉTICA

  • Data: 16/03/2021
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  • Tendo em vista que, muitas vezes, quando o professor se depara com alunos nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio com dificuldades em realizar as operações básicas, geralmente multiplicação e, mais gravemente, divisão, por motivos diversos, tende a
    repetir os conceitos e métodos usuais, sem uma reflexão se eles fazem ou não sentido aos alunos, dessa forma, pesquisa-se sobre o uso de métodos alternativos de cálculos na multiplicação e divisão, a fim de apresentar uma abordagem metodológica e prática como alternativa para os estudantes que não dominam os algoritmos usuais. Para tanto, é necessário traçar um perfil desses alunos com dificuldades e desenvolve uma proposta alternativa que vise reduzir ou eliminar tais dificuldades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica sobre como é desenvolvido o ensino dessas operações e as possíveis causas das dificuldades, comparando com os resultados do questionário com indagações sobre a sua relação com a matemática e seu contexto social. De posse dos dados, é proporcionado aos alunos momentos que visem apresentar, desenvolver e aplicar os métodos alternativos para as operações de multiplicação e divisão e ao final, comparar os resultados obtidos dos testes aplicados antes e depois da intervenção. Diante disso, verifica-se que se obteve um avanço significativo em relação à multiplicação mas que o mesmo não ocorreu da forma esperado em relação à divisão e na resolução de problemas relacionados, possivelmente por fatores que não foram levadas em consideração na aplicação, o que impõe a constatação de que é possível amenizar, ou até mesmo eliminar, as dificuldades enfrentada pelos alunos em realizar as operações, principalmente a multiplicação, sem demandar um tempo demasiadamente longo e com estímulos adequados, a operação de divisão pode ser desmitificada como de difícil compreensão e passar a ser utilizada de forma natural no contexto escolar.

  • JOANILSON MOREIRA DA SILVA
  • O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO

  • Data: 10/03/2021
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  • A presente dissertação objetivou contribuir com o currículo da educação financeira para o ensino médio, através do planejamento do orçamento doméstico, base para o controle da vida financeira individual ou familiar. Perante este objetivo, através de tarefas, apresenta uma forma de como a educação financeira pode ser ensinada por
    meio do planejamento do orçamento doméstico, bem como mostrar a evolução e quais os principais conceitos educação financeira direcionada para a escola; qual a matemática de alguns investimentos financeiros de renda fixa para reserva de emergência; e elaborar uma proposta de ensino com tarefas abordando a educação
    financeira por meio do planejamento doméstico para alunos do ensino médio. Para tanto, foi utilizado como método uma pesquisa bibliográfica em livros impressos, ebooks, artigos e teses relacionados com a educação financeira, investimentos e ambientes de aprendizagem. A partir dos conceitos levantados pela pesquisa foi elaborado um conjunto de tarefas para serem utilizadas pelos professores no ensino da educação financeira. Enfim, através deste trabalho esperamos ter contribuído para facilitar o trabalho do professor que poderá ensinar os seus alunos a planejar uma vida financeira mais controlada.

  • PAULA CAROLINE DE MATOS MONTES
  • Using Geogebra for Teaching Analytic Geometry

  • Data: 09/03/2021
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  • The present work aims to present a proposal for teaching analytical geometry using Geogebra as an auxiliary tool for a better understanding of the theme, showing how much a technological resource can be of great importance for both teachers and students. The choice for the software was made due to the ease of its access and use, besides of course that it is free. A sequence of analytical geometry activities was elaborated where we present a different resolution method than the one used in the traditional classroom, without calculations, only with geometric knowledge, developing the activity in Geogebra, in order to be a more attractive proposal for learning by the student. The importance of technological resources for teaching mathematics and the role of the teacher in the face of technological advances is highlighted,asheisthemediatorofknowledge,astechnologydidnotcometooccupy the role of the teacher, but to be a learning tool to have more interactive and dynamic classes.

2020
Descrição
  • JAIME LUIZ CARDOSO DA CRUZ
  • CONSTRUÇÃO E PLANIFICAÇÃO DOS PRISMAS REGULARES ATRAVÉS DO SUPERLOGO 3.0 E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO

  • Data: 27/07/2020
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  • Nos dias atuais os jovens vivem cercados pela tecnologia, o que lhes proporciona uma grande possibilidade de avançar nas pesquisas e fortalecer o seu conhecimento através da interação digital com as mais diversas ferramentas que estão à sua disposição. Diante dessa situação, é inquestionável a importância dos recursos tecnológicos no ambiente educacional trazendo ganhos no processo de ensino aprendizagem, pois a inclusão da
    tecnologia na educação proporciona uma integração de valores e competências nas atividades desenvolvidas.
    O objetivo deste trabalho está relacionado a uma proposta metodológica que visa trazer um mecanismo prático no aprendizado da geometria, mais especificamente na construção e planificação dos prismas regulares, que em muitos casos são abordados em sala de aula de forma superficial e sem dar condições de entendimento adequado por parte dos alunos. O uso dessa metodologia possibilita ao aluno uma percepção clara de conceitos geométricos e relações entre as dimensões dos sólidos através de um raciocínio lógico e de fácil compreensão.
    Dessa forma, a contribuição para o aprendizado será de fundamental importância, principalmente no aspecto motivacional, pois o uso da informática na educação proporciona a oportunidade de aproximar as praticas de classe com o mundo geométrico, buscando aguçar o querer aprender através das práticas e das construções por meios próprios, o que certamente irá despertar a curiosidade e o interesse de construir, planificar e visualizar os
    sólidos geométricos com o uso do software SuperLogo 3.0 e materiais concretos. O software SuperLogo 3.0 pode ser usado como ferramenta para se criar figuras planas de forma lúdica, o que servirá como estímulo no momento da criação através do raciocínio lógico, desenvolvendo habilidades de análise e entendimento do processo construtivo além de valorizar a individualidade do educando. Como resultado da aplicação dessa metodologia, imagina-se que haverá um ganho tanto no que diz respeito às habilidades como nas competências, onde o aluno terá um grande avanço, já que a informática é um elemento de grande interesse para o educando; e por sua vez a utilização de materiais manipuláveis favorece a visualização e análise das
    propriedades geométricas, motivando e facilitando da aprendizagem favorecendo a visualização e análise das propriedades geométricas.

  • ADY WALLACE JAQUES SILVA
  • O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS COMO FERRAMENTA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Data: 26/05/2020
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  • Neste trabalho, apresentamos elementos que fazem parte da modelagem matemática e estatística para alunos do ensino médio, visando fomentar um pensamento científico ainda prematuro nos estudantes. Especificamente, desenvolvemos os conceitos e resultados, já existentes na literatura, de um dos mais utilizados métodos de estimação de parâmetros em modelos de regressão: o Método dos Mínimos Quadrados. Incluímos a sua forma básica, o conceito de modelo de regressão linear e suas extensões, como o modelo de regressão exponencial e quadrático. Para dar apoio aos conceitos apresentados, bem como servir de conteúdo para a apresentação lúdica aos alunos, apresentamos três aplicações em conjuntos de dados reais utilizando como ferramenta o Microsoft Excel.

  • IDENY ESPIRITO SANTO QUEIROS MORAES
  • CÁLCULO DE VOLUME DE PRISMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E INTUITIVAS

  • Data: 26/05/2020
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  • Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar
    os efeitos da aplicação de uma sequencia didática, diferente da tradicional, para o ensino de
    cálculo de Volume do Prisma por meio de atividades, tem sobre a participação dos estudantes
    de uma escola publica do ensino médio regular do Pará, nas aulas de matemática e sobre o
    desempenho da resolução de questões envolvendo volume de sólidos geométricos. Para se
    alcançar tal finalidade optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a
    qual se desenvolveu em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira
    etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos do Ensino de Geometria Espacial; uma
    revisão de estudos sobre o tema; estudos diagnósticos; estudos experimentais; Fundamentação
    teórica; Fundamentação Matemática e consulta aos discentes. A segunda etapa da pesquisa,
    concepção e análise a priori, apresenta o Ensino de Matemática por atividades e uma
    Sequencia Didática envolvendo o cálculo de Volume de Prisma Geométrico. A terceira etapa
    da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública Estadual de Castanhal/PA
    com 30 alunos do 2o ano do Ensino Médio. Na última etapa da pesquisa, foi realizada a
    validação dos resultados estabelecida pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a
    priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento significativo
    nas notas do pós-teste; este aumento e nenhum dos fatores sócio econômico interferiram nos
    resultados obtidos, constatando que a metodologia de ensino surtiu efeito, o que acarretou em
    uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo
    cálculo de volume de prisma geométrico.

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