Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NADYME ASSAD HOLANDA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADYME ASSAD HOLANDA DA SILVA
DATA: 20/02/2020
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. "JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA.
TÍTULO:

PAPEL DO ÓXIDO NÍTRICO NO COMPORTAMENTO TIPO ANSIEDADE INDUZIDO POR ESTRESSE AGUDO DE CONTENÇÃO EM Danio rerio (ZEBRAFISH).


PALAVRAS-CHAVES:

estresse, comportamento tipo ansiedade, óxido nítrico, zebrafish.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O estresse é um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos comportamentais, a exemplo da ansiedade. Dentre as alterações que ocorrem no organismo pelo comportamento tipo ansiedade induzido pelo estresse, destaca-se a geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Nesse sentido, o óxido nítrico (NO) desempenha um papel importante na resposta adaptativa do organismo, uma vez que a exposição a estressores modifica sua produção. No entanto, os dados descritos a respeito do papel do NO no comportamento tipo ansiedade induzido por estresse não estão totalmente esclarecidos. Assim, o objetivo deste trabalho será demonstrar farmacologicamente a participação do sistema nitrérgico na geração do comportamento tipo ansiedade induzido pelo estresse agudo de contenção (EAC) em Danio rerio (zebrafish). Para isso, serão utilizados 160 peixes adultos da espécie Danio rerio (zebrafish) subdivididos nos seguintes grupos: controle, EAC, L-NAME e L-NAME+EAC (n=10/grupo). O protocolo de estresse agudo consiste em manter os animais sob contenção por 90 minutos. Posteriormente ao estresse, o comportamento tipo ansiedade será avaliado e, logo em seguida, os cérebros serão coletados para avaliação quanto ao estresse oxidativo e expressão da enzima óxido nítrico sintase induzível (NOS2). Dados comparando dois grupos serão analisados através do teste t, enquanto que dados referentes a mais de dois grupos serão analisados pela ANOVA de duas vias, seguida do pós-teste de Bonferroni. Resultados preliminares, obtidos a fim de padronizar e validar o protocolo de estresse utilizado, demonstraram que a exposição ao EAC foi capaz de induzir um efeito ansiogênico no comportamento dos animais, sem alterar a atividade exploratória, quando comparados ao grupo controle.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1557087 - AMAURI GOUVEIA JUNIOR
Presidente - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 1912060 - KAREN RENATA MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/02/2020 16:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2