Notícias

Banca de DEFESA: ANDREA DO SOCORRO CAMPOS DE ARAUJO SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA DO SOCORRO CAMPOS DE ARAUJO SOUSA
DATA: 28/02/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório "Leônidas Dias do Núcleo de Medicina Tropica"l da UFPA.
TÍTULO: ALTERAÇÕES HISTOPATOLÓGICAS DE CÉLULAS RENAIS DE MACACOS PREGO, Cebus apella (Linnaeus 1758) APÓS EXPOSIÇÃO CRÔNICA A BAIXAS DOSES DE METILMERCÚRIO.
PALAVRAS-CHAVES: metilmercúrio, nefrotoxicidade, macacos, hidropsia, mesangio.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O mercúrio representa um grande risco ambiental e ocupacional constituindo um problema para a saúde humana na região Amazônica. Muito embora estudos tenham demonstrado que o mercúrio compromete vários tecidos e órgãos, os rins constituem-se órgãos-alvo para a toxicidade do metal. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos de uma exposição crônica a baixas doses de metilmercúrio sobre o parênquima renal de macacos Cebus apella, machos, adultos, expostos durante 120 dias consecutivos com doses diárias via oral, de 1,5 μg na dieta. As concentrações de mercúrio total no sangue dos animais foram monitoradas a cada 30 dias usando espectrofotômetro de absorção atômica a vapor frio (Hg 201), comparando ao grupo controle. O método utilizado para análise histopatológica foi a inclusão em parafina com coloração pela Hematoxilina e Eosina, Tricrômico de CAB e PAS. As investigações imuno-histoquímicas compreenderam as reações para a detecção de actina para musculo liso (IA4), actina muscular (HHF35) e pancitoqueratina (AE1 e AE2). Os resultados obtidos demonstraram que o tratamento com mercúrio causou diferença significativa (P<0,001) entre os grupos exposto e controle. Quanto aos níveis de Hg total, foram observadas alterações histopatológicas com características de hidropsia nos Túbulos Proximais, um achado comum na exposição ao metilmercúrio em outras espécies, sem alterações significativas nas concentrações de creatinina e ureia. O teste de correlação de Person demonstrou uma forte relação negativa entre a concentração de mercúrio e a perda de massa corporal dos animais (P<0,0001). Outro achado importante foi a diminuição do número de células mesangiais, o que sugere que o metilmercúrio executou a sua nefrotoxicidade atingindo não somente o sistema tubular renal, como também as células do mesangio glomerular, fazendo-se necessário um maior aporte de estudos experimentais para esclarecer qual o nível de alerta da concentração de mercúrio é capaz de desencadear mecanismos de agressão e injúria renal em indivíduos expostos ao metilmercúrio.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEONIDAS BRAGA DIAS JUNIOR
Presidente - 081.434.202-72 - LUIZ CARLOS DE LIMA SILVEIRA - ITV
Externo ao Programa - 326297 - MARIA DA CONCEICAO NASCIMENTO PINHEIRO
Externo ao Programa - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo à Instituição - SETSUKO NORO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/02/2014 10:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2