Notícias

Banca de DEFESA: ALAN BARROSO ARAUJO GRISOLIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN BARROSO ARAUJO GRISOLIA
DATA: 19/12/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório Prof. Dr. JOÃO PAULO DO VALLE MENDES/ICB/UFPA
TÍTULO: Modulação dos sistemas GABAérgico e glutamatérgico na secreção hipotalâmica de ocitocina sob condições hiperosmóticas.
PALAVRAS-CHAVES: Glutamato, GABA, hiperosmolalidade, Ocitocina, hipotálamo
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A osmolalidade plasmática é um parâmetro importante na manutenção da homeostase dos fluídos corporais de mamíferos. Deste modo, pequenas variações de osmolalidade são detectadas por células hipotalâmicas especializadas, essas células convertem as alterações em sinalização neuroquímica, com envolvimento dos sistemas glutamátergicos e GABAérgico, e enviam essas informações para os núcleos onde é produzido, armazenado e secretada ocitocina, envolvida na regulação do balanço hídroeletrolítico. Entretanto, o modo como a relação dos aminoácidos GABA e glutamato mediam a liberação de ocitocina durante a hiperosmolalidade ainda é pouco compreendida. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é caracterizar o efeito do meio hipertônico sobre os níveis extracelulares dos neurotransmissores GABA e glutamato e sua relação com a liberação de ocitocina em preparações de hipotálamo in vitro. Para tal, Ratos Wistar Machos (270-300g) foram mantidos em condições padrões de laboratório. Após decapitação o cérebro foi retirado rapidamente, os fragmentos hipotalâmicos foram imediatamente dissecados em gelo e colocados num sistema de perinfusão com solução de incubação isotônica (280 mOsm/Kg H₂O) fluxo de 0,5 ml/min e após estabilização, foram feitas as coletas com intervalo de um minuto. O estímulo hipertônico (340 mOsm/Kg H₂O) ocorreu por 3 minutos, após o qual, dosagens de glutamato, GABA e ocitocina foram efetuadas por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. A liberação de GABA se manteve diminuída cerca de 90% durante todo o período de estímulo hipertônico. Medidas simultâneas de glutamato mostraram um aumento da liberação somente após a diminuição da concentração de GABA liberado para o meio. Este padrão de liberação temporal motivou-nos a adicionar GABA (3 μM) durante o estímulo osmótico, resultando no bloqueio da liberação de glutamato anteriormente observada. Os resultados mostraram que a liberação de ocitocina estimulada por solução de NaCl hipertônica pode depender de uma diminuição da liberação de GABA e subsequente aumento dos níveis de glutamato extracelular.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 326314 - CRISTOVAM WANDERLEY PICANCO DINIZ
Presidente - 127.329.402-59 - DOMINGOS LUIS WANDERLEY PICANCO DINIZ - UFOPA
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1912060 - KAREN RENATA MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/12/2013 12:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2