Notícias

Banca de DEFESA: NAGILA MONTEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAGILA MONTEIRO DA SILVA
DATA: 28/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião Virtual (Google Meet): https://meet.google.com/mke-jtzm-bwo
TÍTULO:

AVALIAÇÃO ANTITUMORAL DE AMIDAS GRAXAS DERIVADAS DE TRIGLICERIDEOS DE OLEO DE ANDIROBA (Carapa guianensis Aublet) EM LINHAGEM CELULAR DE GLIOMA IN VITRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Amidas Graxas. Andiroba. Endocanabinóides. Glioma.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Glioma é um tipo de tumor raro, que afeta o sistema nervoso de maneira bastante agressiva, possui difícil diagnostico, tratamentos com baixa efetividade e sobrevida menor que um ano . Em virtude de fatores como a variabilidade celular intratumoral, a limitação de agentes quimioterápicos existentes, o desenvolvimento de resistência adaptativa do câncer ao tratamento e a reincidência tumoral pós-cirurgia, se faz necessário o desenvolvimento de novos tratamentos. Nesse contexto, moléculas análogas a endocanabinóides como as Amidas Graxas (AG) se mostram uma boa alternativa, visto que a literatura aponta a existência de ação antitumoral através da interação com este sistema, o qual modula diversas vias metabólicas ligadas ao câncer. Neste trabalho foram sintetizadas dois grupos de amidas graxas (AG1 e AG2) a partir do óleo de andiroba (Carapa guianensis aublet) utilizando lipase de Candida antarctica-B (CAL-B) avaliado seu potencial contra células de glioma in vitro (C6). As AGs reduziram a viabilidade de células de glioma C6 de maneira dose dependente e não foram citotóxicas em células de glia saudáveis. Tanto AG1 quanto AG2 causaram morte celular por apoptose além de causar perda de integridade mitocondrial provavelmente inibindo a via PI3k/AKT. Além disso, as AGs foram capazes de reduzir o potencial migratório das C6. Concluindo, as AGs possuem potencial promissor para tratar câncer cerebral do tipo glioma.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2434806 - CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA
Externo à Instituição - IRLON MACIEL FERREIRA
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 15:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1