Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA SOUTELLO MENDES DA FONSECA SANTOS

DISCENTE: MANUELA SOUTELLO MENDES DA FONSECA SANTOS
DATA: 22/06/2020
LOCAL: Online

O MUSEU DE ANATOMIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ICB/UFPA) SOB A ÓTICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DA MUSEOLOGIA

Palavras-chave: Museu de Anatomia. Museu universitário. Musealização. Universidade Federal do Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O presente trabalho, de cunho descritivo e documental, tem como objetivo analisar as ações de preservação do acervo pertencente ao Museu de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal do Pará (UFPA), de forma a caracterizar o seu processo de musealização e suas especificidades. Sob a ótica das áreas da Ciência da Informação e da Museologia, busca-se na literatura delinear as políticas de museus e coleções universitárias, de forma a compreender as ações do Museu de Anatomia Humana do ICB/UFPA.  A metodologia utilizada é de cunho descritivo, com a utilização de três técnicas de coletas de dados: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Apresenta ainda uma breve introdução do referido museu, com base em material obtido por meio de busca no Portal da UFPA, site do ICB e site do Museu Virtual, além de comparações com outros museus da mesma tipologia. Nesta direção, almeja-se obter um histórico e perfil do local, bem como quais são as ações de preservação, pesquisa e comunicação e, finalmente, alcançar o objetivo proposto pela pesquisa.

Presidente - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 1866047 - ROBERTO LOPES DOS SANTOS JR
Externo ao Programa - 000.976.127-66 - LUISA MARIA GOMES DE MATTOS ROCHA - UFF
Externo ao Programa - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO