Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO CORREIA SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: LEANDRO CORREIA SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 30/01/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS (PPGEP/ITEC/UFPA)

A IMPLANTAÇÃO DA MANUFATURA ENXUTA EM UMA FÁBRICA DE MOTOCICLETA INSTALADA NA ZONA FRANCA DE MANAUS

1. Administração da produção; 2. Produção enxuta; 3. Controle de processos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A globalização e consolidação de empresas multinacionais resultam em um aumento da competição entre fábricas do mesmo grupo. Uma fábrica deve sempre buscar alcançar o nível de excelência, atendendo os padrões da manufatura classe mundial, otimizando recursos e reduzindo o seu custo operacional. Nesse contexto, surge a Manufatura Enxuta, que, por atacar sistematicamente os desperdícios dentro dos processos produtivos, busca a maximização da eficácia operacional, e por essa razão, mostra-se como uma opção bastante exitosa dentro da competição globalizada. Entretanto, a Manufatura Enxuta não tem sido adotada nas empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus na proporção e velocidade que o mercado demanda. Este trabalho parte da premissa de que o sistema de Manufatura Enxuta quando aplicado em uma empresa fabricante de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus de forma estruturada, levará a empresa a um ganho de produtividade e consequente redução dos custos operacionais. O objetivo geral deste trabalho é implementar a Manufatura Enxuta em uma montadora de motocicletas de alta cilindrada instalada na Zona Franca de Manaus. A metodologia foi estudo de caso, orientada pela ferramenta PDCA. Um grupo multidisciplinar foi organizado, e o nível de maturidade lean foi determinado por meio da aplicação da norma SAE J4000. O processo de implementação da Manufatura Enxuta iníciou com a criação do programa de 5S, na sequencia foi criado o programa Kaizen, seguidos pela implementação do gerenciamento visual, Balanceamento de Linha e Troca Rápida de Ferramenta (SMED). A pesquisa finalizou com a resenha dos resultados alcançados, bem como com a apresentação de considerações do autor quanto às peculiaridades relevantes relativas ao processo de implantação da Manufatura Enxuta. Conclui-se que o resultado principal foi alcançado, elevando a maturidade Lean do processo produtivo para M=0,74, com base na Norma J4000, ou seja, a Manufatura Enxuta está implementada e apresenta resultados efetivos.

Interno - 1999553 - EDILSON MARQUES MAGALHAES
Interno - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Presidente - 3178573 - RUI NELSON OTONI MAGNO
Notícia cadastrada em: 17/08/2018 00:09