Banca de DEFESA: RONICLEI BATISTA VIEIRA

DISCENTE: RONICLEI BATISTA VIEIRA
DATA: 18/05/2020
LOCAL: Defesa online via SKYPE

MUSICALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DA MÚSICA NA EEEM ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA NA CIDADE DE SANTARÉM - PARÁ

Educação Musical, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Inclusão.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

Face às dificuldades que os jovens apresentam para se relacionar, ao distanciamento social e aos problemas de aprendizagem, esta pesquisa visa buscar soluções para empecilhos que promovem a desarmonia social, acadêmica e familiar a partir das potencialidades da música no âmbito escolar. Através da música, que é peça fundamental nesta investigação de cunho qualitativo por meio de estudo de caso, foram utilizados como instrumentos: questionários, pesquisas documentais, registros fotográficos, dentre outros, onde se buscou avultar os benefícios de transformação social, bem como inclusão, doravante a prática musical com um grupo de 40 alunos de primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, uma escola pública, na cidade de Santarém, Pará. Como apoio bibliográfico, citamos, entre outros autores, GRANJA (2006) e BASTIAN (2009), por abordarem tópicos caros ligados à nossa pesquisa. Na nossa metodologia, levamos em consideração o universo do aluno, suas habilidades e limitações, suas predileções e tendências em relação à música, para que possam, com ludicidade e prazer, se sentir motivados não só quanto ao aprendizado artístico, mas, também, na sua formação cidadã, interagindo com a sociedade. Consideramos a música como um excelente instrumento de formação do conhecimento, e a partir da sua prática, procurou estimular o senso crítico e criativo dos educandos, moldando-os para a vida. O trabalho prioriza uma educação musical que desenvolva a autonomia do aluno a partir de sua cultura musical.

Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 16/05/2020 11:00