Banca de DEFESA: CAMILA SOUZA TEIXEIRA

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa e quantitativa a respeito de como as atividades musicais ativas podem auxiliar e incluir crianças autistas na sala de aula. A pesquisadora objetiva aplicar propostas de atividades musicais ativas inclusivas para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este objetivo se desdobra em três, quais sejam: (a)Identificar como ocorre a manifestação artística desses indivíduos na interação com a musicalização; (b) Descrever como a música ativa auxiliou a inclusão e a aprendizagem musical; (c) Produzir um mini book de atividades musicais adaptadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo no referencial teórico John Dewey (2010), Mateiro et. al (2011), Violeta Gainza (1988), Viviane Louro (2021), Valéria Asnis e Nassim Elias (2019), que deu suporte com seus estudos anteriores sobre educação, educação inclusiva, artes e música para essa pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos, adotou-se a Abordagem Qualitativa, Pesquisa Bibliográfica e o método é a Pesquisa-ação. A Abordagem Qualitativa é a participação ativa da pesquisadora para estudar as necessidades de mudança no processo de ensino e aprendizagem que diz respeito a aula de Arte/Música e a inclusão, e na organização adequada dos meios para modificar as situações consideradas insatisfatórias e quanto a quantitativa, para avaliar o quanto os alunos conseguiram absorver dos conteúdos. A Bibliográfica se dá por meio de leitura de Teses, Dissertações, Publicações e livros que abordam sobre o tema em estudo ou produções similares ao assunto em investigação. O método é a Pesquisa-ação, que possibilitará à pesquisadora intervir dentro das atividades em sala de aula, onde os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. O protocolo pedagógico musical contou com (07) sete aulas, para averiguação do aprendizado musical, será utilizada a Avaliação Auditiva de Sequências Sonoro-Musicais (AASSM), o que é baseado por Pacheco (2009) e Viviane Louro (2021). Esse teste será aplicado antes e depois do protocolo.O produto dessa pesquisa será um e-book composto por (05) cinco atividades experimentadas e adaptadas durante o estudo. Os participantes são seis crianças com TEA, com idades de 6 a 8 anos. O local da pesquisa será a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Carneiro, Localizada no bairro da Sacramenta.

Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 950.085.782-00 - JESSIKA CASTRO RODRIGUES - UFPA
Externo à Instituição - JOAO PAULO DOS SANTOS NOBRE
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 13:45