Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO SANTOS DA FONSECA

DISCENTE: JOÃO PAULO SANTOS DA FONSECA
DATA: 09/12/2015
LOCAL: Auditório do PPGARTES

O Uso do Podcast como recurso pedagógico para o professor de música: Processo Criativo

podcast - processo criativo - música

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos no mundo globalizado, vem propiciando um avanço significativo nas relações e práticas de uma sociedade. No entanto, a evolução tecnológica recente em especial a web 2.0 nos coloca novos desafios ao ensino de música e em especial o uso da ferramenta podcast e aproveitando diante de um cenário onde os alunos usam celular praticamente como uma extensão de si mesmos. Assim, esse artigo científico tem como finalidade a construção de um guia demonstrando as possibilidades que tecnologia tem para auxiliar o professor de música na construção do conhecimento com seus alunos. De forma a cumprir com os objetivos, foi utilizado como método para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre o uso de TICs na educação, e o estudo de caso, visto que envolve o estudo profundo e exaustivo do objeto de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento, a fim de se obter uma melhor apreciação do conteúdo apresentado no trabalho. Como apresentação parcial desses resultados, foi construído uma atividade chamada processo criativo que nos mostra o passo a passo de como promover um conteúdo de artes através do uso do podcast facilitando e respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno através dessas atividades diferenciadas dentro e fora da sala de aula.

Presidente - 1475503 - LILIAM CRISTINA DA SILVA BARROS
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Externo à Instituição - JOSE RUY HENDERSON FILHO
Notícia cadastrada em: 22/01/2016 10:19