Banca de QUALIFICAÇÃO: OSMARINA FERREIRA E FERREIRA

DISCENTE: OSMARINA FERREIRA E FERREIRA
DATA: 02/06/2022

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Inclusão. Altas habilidades/superdotação. Educação especial

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Visando contribuir para ampliar as discussões sobre a altas Habilidades/superdotação-AH/SD no âmbito da formação continuada de professores a presente pesquisa investiga dificuldades de desenvolvimento da ação docente na sala de aula comum com alunos que apresentam potencial para AH/SD e as implicações destas no processo de inclusão escolar. Afim de subsidiar as reflexões e ampliar o conhecimento sobre o tema, bem como impulsionar melhorias nas práticas educacionais, que contribuam para a inclusão efetiva destes estudantes, tendo como foco no processo ensino aprendizagem no ensino de Ciências. Os sujeitos da pesquisa, são docentes da Rede Municipal de Educação do Município de Abaetetuba-Pa e Profissionais afins. A pesquisa desenvolvida tem abordagem qualitativa seguindo as contribuições de (MINAYO, 2008) e (BARBIER, 2002) e alicerça-se no contexto da pesquisa-ação. Inicialmente busquei a fundamentação em literaturas que discutem a temática como: Alencar; Fleith (2001, 2004, 2007); Pérez; Freitas (2011), Renzulli (2004, 2014), além dos Documentos Oficiais de Orientação da Política de Educação Inclusiva Nacional e Ensino de Ciências no Brasil (BRASIL, 2001, 2008, 2010, 2018, 2015, 2019). Para a construção dos dados da pesquisa será utilizado a observação participante, diário de formação, questionários, entrevista estruturada, aplicada aos docentes da disciplina Ciências e professores que atuam em Sala de recursos Multifuncionais, entre outros. A pesquisa trata sobre a Altas Habilidades/superdotação, sua trajetória, conceituação e identificação, bem como as características cognitivas e socioafetivas desses estudantes, além de fazer uma discussão sobre a formação docente  e sua importância no processo de construção de um sistema educacional inclusivo, além de discutir sobre o ensino de ciências e as possibilidades metodológicas de atendimento as necessidades educacionais dos sujeitos com AH/SD, estando a presente pesquisa ainda em fase de construção. A expectativa deste trabalho é ampliar as diferentes formas de olhar a Superdotação, dar visibilidade as características e singularidades da PAH/SD, seus níveis de competência, suas destrezas, além das limitações e potencialidades destes sujeitos.

Presidente - 1515251 - ELINETE OLIVEIRA RAPOSO
Interno - 2153594 - WANDERLEIA AZEVEDO MEDEIROS LEITAO
Externo ao Programa - 2093036 - ELIELSON RIBEIRO DE SALES
Notícia cadastrada em: 18/05/2022 15:38