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Banca de DEFESA: FLÁVIA DANIELA LUCAS SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA DANIELA LUCAS SOUZA DA SILVA
DATA: 14/12/2024
HORA: 19:10
LOCAL: Núcleo de Medicina Tropical, Sala 2
TÍTULO:

OFICINA EDUCATIVA PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE NEONATAL


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem Neonatal; Recém-nascido; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

 Introdução: O processo de hospitalização do recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN), requer atenção especial, pois necessita da interação dos pais e recém-nascidos dentro dos espaços neonatais, resultando em uma experiência desafiadora para os serviços de saúde e para os processos de trabalho. É relevante capacitar os profissionais de enfermagem que assistem o recém-nascido com ações humanistas, possibilitando vivenciar esse momento junto às famílias de forma mais tranquila, minimizando o impacto da hospitalização. Objetivo: Fomentar capacitação aos profissionais de Enfermagem do Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria em Bragança/Pa, por meio de uma Oficina Educativa, enfatizando boas práticas para redução do impacto da hospitalização ao binômio mãe e filho nos espaços neonatais. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório realizado em três etapas: Aplicação de um Inventário Sóciodemográfico; Questionário semi-estruturado e o produto da pesquisa: Oficina Educativa, para capacitação dos profissionais de enfermagem na unidade neonatal. Resultados: As categorias oriundas do Questionário, tiveram a significância dos percentuais das variáveis nominais verificada pelo teste G de aderência com nível alfa de 5%: Sentimento negativo da mãe; UTIN x desespero Materno e Boas práticas no cuidado com RN e família na UTIN. O produto da pesquisa: A Oficina Educativa foi realizada com 15 profissionais que atuam nos espaços neonatais sobre o cuidado ao recém-nascido, mediada pela Teoria da Problematização, através de aula teórico-expositiva, com abordagem das Boas Práticas ao Recém-nascido e família nos espaços neonatais, permitindo a adoção dos pais neste cuidado, minimizando os impactos gerados durante a hospitalização. Considerações finais: A Oficina Educativa pode favorecer um cuidado neonatal mais palpável e humanizado através da percepção dos profissionais aos problemas gerados na separação da díade mãe/bebê mediante a hospitalização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327525 - DIRCE NASCIMENTO PINHEIRO
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 3299833 - MARCIA CRISTINA FREITAS DA SILVA
Externo ao Programa - 2556444 - SHEILA BARBOSA PARANHOS
Notícia cadastrada em: 15/01/2024 11:48
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