Notícias

Banca de DEFESA: PAULA CAROLINA BRABO MONTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA CAROLINA BRABO MONTE
DATA: 14/12/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Nucleo de Medicina Tropical, Sala dois
TÍTULO:

CUIDADOS COM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA: tecnologia educacional de suporte para profissionais da saúde.


PALAVRAS-CHAVES:

Derivação Ventricular Externa, Pacientes Pediátricos, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Introdução: A derivação ventricular externa (DVE) é uma tecnologia em saúde indicada para a diminuição da pressão intracraniana, sobretudo em crianças com patologias neurocirúrgicas que cursam com esse quadro. Como todo procedimento invasivo, ela pode acarretar complicações, principalmente as infecciosas. Por conta disso, o manejo da DVE e o cuidado dos pacientes devem ser realizados de modo a evitar essa ocorrência. Entretanto, nem todos os profissionais de saúde responsáveis pela assistência desses pacientes possuem o conhecimento necessário sobre o dispositivo e dominam as práticas para o manejo adequado da DVE. Objetivo: Validar uma tecnologia educacional de suporte para profissionais de saúde que cuidam de pacientes pediátricos que utilizam DVE. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificar os principais aspectos relacionados aos cuidados dos pacientes pediátricos com DVE, além do desenvolvimento de vídeos educacionais abordando condutas essenciais que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde que atendem crianças com o dispositivo. A validação do material foi feita por profissionais de saúde especialistas. Resultados: A revisão contou com 11 estudos, dos quais 3 abordavam aspectos relacionados a educação em saúde e o conhecimento dos profissionais acerca do tema, enquanto 8 abordavam sobre as principais complicações e seus fatores de risco. Quanto ao produto, a média de aprovação pelos avaliadores foi 95,10%, indicando sua relevância e coerência em relação ao tema. Conclusão: As complicações infecciosas e o manejo da DVE em pacientes pediátricos são uma grande preocupação. A revisão da literatura demonstrou que o conhecimento dos profissionais de saúde sobre esse dispositivo e os cuidados é insuficiente, justificando a elaboração de uma tecnologia educacional que favoreça aos profissionais de saúde a disseminação de conhecimentos sobre manejo e cuidados com os sistemas de DVE.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1224900 - AURIMERY GOMES CHERMONT
Interno - 3365264 - CAIO VINICIUS BOTELHO BRITO
Presidente - 2217572 - LIZOMAR DE JESUS MAUES PEREIRA MOIA
Interno - 356.013.102-20 - MARIANE CORDEIRO ALVES FRANCO - UEPA
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 10:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2