Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DOS SANTOS LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DOS SANTOS LOPES
DATA: 07/12/2020
HORA: 18:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PRÁTICAS DA ORALIDADE COM O USO DOS JOGOS DE RPG: UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO
FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DO MARAJÓ – PA


PALAVRAS-CHAVES:

XXX


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa faz uma introdução ao fantástico universo imaginário que é proporcionado pelos jogos de RPG (Role-Playing Game), aborda a riqueza de suas narrativas, desafios, socialização e cooperação possibilitados por estes jogos aos seus jogadores. O RPG também se revela uma ferramenta pedagógica valiosa nas mãos do professor que queira trazer um ensino lúdico para seus alunos nas aulas de português. A seguir, temos a contextualização e ambientação de onde este projeto de intervenção pedagógica será aplicado e experimentado, falando da geografia, cultura, localização e toda uma gama de informações detalhadas sobre a escola, os estudantes, a comunidade, o município e a região onde a pesquisa de campo e o experimento pedagógico serão executados. Em seguida, fazemos uma ampla abordagem sobre a importância dos jogos na sociedade e como eles enriquecem as aulas por meio de uma experiência lúdica que traz uma valorização dos estudantes, dando-lhes um protagonismo significativo na participação das aulas, injetando motivação e ânimo no ambiente escolar. No tópico seguinte, exploramos com detalhes o RPG como gênero de jogo e trazemos um compilado de uma ampla pesquisa teórica sobre o uso pedagógico do RPG com os principais autores e pesquisadores do gênero no Brasil. Por fim, abordamos o sistema de jogo escolhido para jogar em sala: A Bandeira do Elefante e da Arara. E aplicamos uma analogia deste cenário com a identidade cultural do estudante ribeirinho, explicando suas semelhanças entre o imaginário da cultura local com o universo do jogo proposto. Com isso, finalmente é exposto a dinâmica e a mecânica de jogo que será aplicada em sala de aula, a narrativa,
os desafios, as proposições didáticas e a avaliação do desempenho dos estudantes. Por fim, analisamos os resultados obtidos e alcançados com o experimento e o quão viável é sua aplicação nas salas de aula do ensino fundamental II.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo ao Programa - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Notícia cadastrada em: 05/12/2020 20:01
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2