Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE FARIAS MARTINS

DISCENTE: GISELLE FARIAS MARTINS
DATA: 30/04/2024
LOCAL: via videoconferência

DIÁRIOS DE CAROLINA, DIÁRIOS DE VIDA: O QUARTO DE DESPEJO EM SALA DE AULA DO 9º ANO

Leitura literária; ensino de literatura; Quarto de despejo; Carolina Maria de jesus; diários

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho pretende promover a leitura do texto literário, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, através da leitura do Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Nossa hipótese é a de que leitura coletiva de uma seleção dos diários de Carolina propiciará a qualificação da capacidade dos alunos de compreenderem o texto; relacionarem-no à própria vida e à da comunidade que os cerca; entenderem mecanismos de construção específicos do texto literário, como a posição do narrador, a flutuação de registros de linguagem, o encadeamento dos eventos, o desenho das personagens etc.; enfim, desenvolverem o interesse pela leitura de literatura na medida em que elevam a capacidade de significá-la. Para tanto, dividimos o trabalho em etapas que se refletem na divisão deste volume: uma investigação acerca do papel da literatura na formação humana e escolar, sobretudo a partir de Candido (2004), Bettelheim (2002), Lajolo (2011) e Maria (2016); um estudo e apresentação da escritora e seu livro mais famoso, com auxílio de Baltazar (2002), Miranda (2020) e Fernandez (2015); a discussão do gênero diário, em contraste com a biografia e a autobiografia; a descrição de nosso local de pesquisa e dos sujeitos envolvidos; a descrição de nossa proposta de atividades, com base em, principalmente, em Bajour (2012) e Chambers (2003). A seção final e mais importante de nossa dissertação deverá ser a reflexão acerca do confronto entre as teorias, nosso projeto e a recepção dos alunos em condições concretas de uma sala de aula da rede pública de Belém.

Presidente - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Interno - 1153617 - GERMANA MARIA ARAUJO SALES
Externo à Instituição - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 12:36