Banca de DEFESA: NUBIA DOS SANTOS MONTEIRO

DISCENTE: NUBIA DOS SANTOS MONTEIRO
DATA: 01/04/2024
LOCAL: sala 07 do predio multiuso ILC/IFCH

NARRATIVAS ORAIS: UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE RETEXTUALIZAÇÃO E REESCRITA EM TEXTOS ESCOLARES

reescrita; análise de textos escolares; escrita como trabalho; narrativas orais; retextualização.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa analisou, em narrativas orais passadas para a escrita, os movimentos de retextualização e reescrita em textos escolares de alunos do sexto/sétimo ano do ensino fundamental, a partir da concepção teórica de escrita como trabalho, respaldada nos estudos de Geraldi (2012 [1984], 1997 e 2015), Riolfi (2011), Fiad (2009) e Fairchild (2013), e dos procedimentos da retextualização, na perspectiva de Marcuschi (2010). O contexto do trabalho foi a produção de textos de narrativas orais pelos alunos, os quais foram compartilhados com a comunidade escolar. Objetivou-se, de maneira geral, analisar por meio desses textos os movimentos a que eles foram submetidos por meio da retextualização e reescrita. Traçou-se como objetivos específicos apresentar aos discentes a proposta da escrita como trabalho, , para que eles passassem a reconhecer que um texto não é um produto acabado, mas precisa ser construído por meio de processos sucessivos de retomada e reelaboração; analisar as modificações realizadas no texto por meio das reescritas, seus efeitos e o que dizem da percepção do aluno em relação aos efeitos da sua própria palavra; bem como promover a circulação e a valorização das narrativas coletadas, retextualizadas, escritas e reescritas pelos discentes por meio de coletâneas. A investigação se configura como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e natureza aplicada; apoiada nos estudos de Thiollent (1986) e Chisté (2016). O trabalho com narrativas, por sua vez, inspira-se na proposta de Geraldi (2012), ao defender que o ensino de Língua Portuguesa seja pautado em uma concepção da linguagem como forma de interação entre os sujeitos, fazendo-se necessário, portanto, voltar o ensino para a realidade do educando. O local de realização da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino, no município de Afuá, no estado do Pará.  Do ponto de vista metodológico, para a diagnose, os alunos realizaram uma entrevista para conhecer a origem familiar e de sua comunidade e, em seguida, houve a produção de narrativas pessoais pelos alunos. O segundo momento de pesquisa se concentrou em duas coletas de narrativas (reais ou ficcionais), uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2023, que circulam nas comunidades que os discentes pertencem, bem como a escrita e reescrita de textos. Por meio das análises, observou-se que os discentes iniciaram o trabalho com a escrita ao realizarem na retextualização operações como: 1ª, 2ª, 5ª, 6ª e 7ª a maioria com regras de transformação do texto, e na reescrita nota-se um extensivo trabalho de acréscimos de informações, supressões e substituições; movimentos que reverberaram na melhoria do projeto de dizer do educando. Outro resultado importante consistiu na produção de textos. Foram 317 no decorrer da pesquisa. A socialização do livreto “Contando histórias, colecionando memorias...” para a comunidade escolar suscitou no aluno a importância da escrita direciona a um leitor, bem como as correções ortográfica realizadas. Nesse sentido, ressalta-se os avanços significativos na aprendizagem dos discentes e o caracterizamos como o início de um trabalho realizado na escrita daqueles sujeitos. Portanto, busca-se por meio dessa dissertação propor uma produção de textos na escola de maneira reflexiva, recursiva e constante.

Externo à Instituição - DINAIR BARBOSA DE FREITAS
Presidente - 1646705 - THOMAS MASSAO FAIRCHILD
Interno - 1639374 - WELTON DIEGO CARMIN LAVAREDA
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 12:35