Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARETH TAVARES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARGARETH TAVARES SILVA
DATA: 23/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Reunião no Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS TROPICAIS PARA USO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO LABIAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

Lábios, atividade antioxidante, citotoxidade in vitro,  Anacardium occidentalle L., Dalbergia monetária L. e Chrysobalanus icaco L.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

O lábio é uma característica definidora central da face inferior, e sua aparência tem grande impacto sobre a percepção estética do rosto. O envelhecimento provoca profundas alterações nos lábios; é causado por fatores intrínsecos, como a redução da divisão celular, e extrínsecos como a exposição contínua a radicais livres decorrentes da radiação ultravioleta solar, poluentes ambientes dentre outros. A indústria cosmética tem buscado produtos capazes de retardar ou mascarar o envelhecimento dos lábios. Neste sentido, este estudo objetivou realizar análise fitoquímica e investigar a atividade antioxidante, o teor de polifenóis totais, a citotoxicidade contra fibroblasto murino L909 e queratinócitos humanos, a toxicidade frente a Artemia salina, além da capacidade de inibir a elastase e colagenase dos extratos etanólicos de Anacardium occidentale L., Dalbergia monetaria L. e Chrysobalanus icaco L. a fim de estimar o potencial uso desses vegetais em formulações antienvelhecimento. Todos os extratos investigados apresentaram compostos fenólicos, como flavonoides, assim como, saponinas. Já taninos e antraquinonas foram detectados apenas nos extratos etanólicos de A. occidentale e C. icaco e as cumarinas apenas em C. icaco. Em comparação aos outros vegetais estudados, o extrato de D. monetaria apresentou o maior teor de polifenóis, 0,4611 gEAG/gExtrato, assim como, a menor CE50 para inibição de radicais DPPH, 3,3 µg/ml, e a maior CI50, 213.3 (11.2) µg/ml, para linhagem celular de fibroblasto murino L929. Os ensaios de toxicidade com Artemia salina mostraram que C.icaco e D. monetaria apresentaram as maiores CL 50, indicando a baixa toxicidade desses extratos etanólicos para o microcrustáceo. Por fim, o extrato de D monetaria inibiu a atividade da elastase em 51,2% e da colagenase em 52,4%. Estes resultados parciais indicam que D monetaria pode ser promissora para incorporação em formulações antienvelhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Interno - 1219319 - MARIA FANI DOLABELA
Externo ao Programa - 2197660 - FLAVIO DE VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 19/11/2020 11:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1