Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARETH TAVARES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARGARETH TAVARES SILVA
DATA: 09/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Reunião no Google Meet
TÍTULO:

EFICÁCIA CLÍNICA DE UM TRATAMENTO ANTIOXIDANTE NA HIDRATAÇÃO LABIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: hidratação labial, lip balm, atividade antioxidante, citotoxidade in vitro,  Anacardium occidentalle L., Dalbergia monetária L. e Chrysobalanus icaco L.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

EFICÁCIA CLÍNICA DE UM TRATAMENTO ANTIOXIDANTE NA HIDRATAÇÃO LABIAL

 

Os lábios são características definidora central da face inferior, pois a sua aparência tem grande efeito sobre a percepção estética do rosto. No entanto, os lábios tem baixa capacidade de retenção de água e são altamente suscetíveis a efeitos ambientais, como vento, raios ultravioletas, fumo e extremos de temperatura. Além destes efeitos, há mudanças relacionadas à idade que são decorrentes da redução do colágeno e elastina, juntamente com uma perda de hidratação. Neste sentido, este trabalho objetiva avaliar a eficácia e tolerância de um tratamento tópico para cuidados com os lábios. As plantas utilzadas neste estudo foram a Anacardium occidentalle L., Dalbergia monetária L. e Chrysobalanus icaco L. Na primeira etapa do estudo foram realizados preparações dos extratos, determinado as concentrações de polifenóis, atividade antioxidante, bem como, a realização da citotoxicidade in vitro (viabilidade celular) e in vivo (Artemia salina). Para  a segunda etapa do projeto e comprovação da inocuidade dos extratos e dos cosméticos em pele humana, será realizado teste de irritação primária da pele, para posterior aplicação do tratamento dos três produtos: esfoliante aplicado semanalmente;  deposição da  máscara, durante dez minutos (com frequência de uso semanal) e o lip balm que deverá ser usado diariamente (três vezes ao dia). Os resultados preliminares deste estudo demonstram que os extratos das plantas para tratamento labial são seguros e tem um excelente potencial para serem utilizados como ativos cosméticos, especialmente pelo fato destas plantas terem apresentado atividades antioxidantes, com os quais é possível retardar os efeitos cutâneos dos radicais livres na pele.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2197660 - FLAVIO DE VASCONCELOS
Interno - 1219319 - MARIA FANI DOLABELA
Presidente - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Notícia cadastrada em: 07/09/2020 23:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1