Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PORTAL DA PAIXÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO PORTAL DA PAIXÃO
DATA: 14/04/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de informática da Pós-Graduação de Farmácia
TÍTULO:

“Potencial de espécies vegetais Amazônicas para prevenção e tratamento de desordens na pele causadas pela radiação solar”


PALAVRAS-CHAVES:

Desordens na pele; fotoproteção; antioxidante; Chrysobalanus icaco; Kalanchoe pinnata; Ayapana triplinervis.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A radiação solar é um dos principais fatores que ocasionam desordens na pele, desde condições agudas como queimaduras e até processos crônicos como o fotoenvelhecimento. Neste sentido, produtos naturais antioxidantes têm sido usados em formulações para proteção da pele. As espécies Chrysobalanus icaco L., Kalanchoe pinnata e Ayapana triplinervis são plantas que apresentaram notória capacidade antioxidante, mecanismo pelo qual são exercidos alguns dos seus efeitos biológicos. Dessa forma, este estudo objetiva avaliar o potencial in vitro de plantas encontradas na amazônicas, Chrysobalanus icaco, Kalanchoe pinnata e Ayapana triplinervis, para prevenção e tratamento de desordens na pele causadas pela radiação solar. Para tanto, os extratos etanólicos das espécies foram submetidos às análises fitoquímicas; à avaliação do potencial antioxidante pelos métodos DPPH e ABTS; à avaliação da citoxicidade, frente a linhagem de fibroblastos murinos (L929) e queratinócitos humanos (HaCat); e à avaliação do potencial fotoprotetor direto com determinação do Fator de Proteção Solar (FPS). Os extratos serão, posteriormente, submetidos aos ensaios de avaliação da fotoproteção em modelo celular e avaliação da atividade despigmentante. Os resultados preliminares demonstraram alto teor de polifenóis e flavonoides totais nos extratos de C. icaco, K. pinnata; no perfil cromatográfico obtido por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada ao Detector de Arranjo de Diodos (CLAE-DAD) foi possível observar picos com características espectrais sugestivo da presença de flavonoides nestes extratos. No extrato etanólico de A. triplinervis o perfil cromatográfico apresentou picos com características espectrais compatíveis com cumarinas. Os extratos de C. icaco, K. pinnata apresentaram melhores índices de atividade antioxidante, com baixo valor de CI50 em ambos os modelos testados. A taxa de viabilidade celular em ambos os modelos foi menor no extrato de A. triplinervis, indicando maior citoxicidade deste extrato quando comparado com os demais extratos, os quais apresentaram maior CI50, o que significa menor toxicidade celular. Os extratos não alcançaram o valor de FPS (valor mínimo FPS 6) suficiente para que fossem considerados produtos fotoprotetores diretos, contudo, devido ao potencial antioxidante, tais extratos podem desempenhar proteção a nível celular contra o estresse oxidativo provocado pela radiação UV. Neste sentido, faz-se necessário os ensaios de fotoproteção em modelo celular, além do estudo da capacidade de modificar a pigmentação da pele através da inibição da formação da melanina.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1456455 - MARCIENI ATAIDE DE ANDRADE
Interno - 1219319 - MARIA FANI DOLABELA
Presidente - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Notícia cadastrada em: 25/03/2020 20:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2