Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA PANTOJA LISBOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA PANTOJA LISBOA
DATA: 20/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO:

Padronização da infusão a base de Momordica charantia l. (Curcubitaceae) e avaliação de suas atividades analgésica, antiinflamatória e citotóxica.


PALAVRAS-CHAVES:

Momordica charantia, escabiose, desenvolvimento de fitoterápicos, preparação extemporânea, uso tópico.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Nas últimas duas décadas, a Fitoterapia vem se estabelecendo no Brasil como Prática Integrativa e Complementar ensejando o estabelecimento de políticas e seus instrumentos de regulação e de aplicação, como o Formulário de Fitoterápicos de 2011 e 2021, e o Memento Fitoterápico, de 2016, que dão suporte para a manipulação e a prescrição, conferindo efetividade e segurança a medicamentos e produtos tradicionais fitoterápicos. A dermatite, uma disfunção da barreira cutânea, seguida da desregulação do sistema imunológico e alteração do microbioma cutâneo, é caracterizada pelo aparecimento de sinais de inflamação da pele, como vermelhidão, descamação, ressecamento, erupções pruriginosas e crostas. Aumentou consideravelmente nas últimas três décadas, tornando-se um importante problema de saúde pública, em especial nos países industrializados. Dentre os diversos tipos de dermatites está a Escabiose, com ocorrência universal, pode ou não estar vinculada a hábitos de higiene e geralmente, ocorre sob a forma de surtos em comunidades fechadas ou em grupos familiares. A doença pode ser tratada com Ivermectina, Permetrina ou Enxofre, esta terapia pode apresentar problemas de segurança e baixa efetividade, o que abre a perspectiva de se inovar no tratamento desta parasitose aproveitando a prática popular de uso do melão de São Caetano, nome popular da M. charantia. A proposta apresentada se baseia nas monografias sobre M. charantia L. (Cucurbitaceae) publicadas pela Organização Mundial de Saúde-OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA e no fato de a espécie ser utilizada na fitoterapia popular das Américas Central e do Sul para tratar escabiose e dermatites. Visando aproveitar este uso na atenção básica em saúde no Brasil, se propõe, neste projeto, incorporar o extrato seco obtido a partir das partes aéreas, no preparo de um infuso para uso tópico. Cujas etapas metodológicas foram de caracterização do extrato a partir da droga por meio de análises térmicas e cromatográficas, bem como descrição microscópica do farmacógeno e abordagem fitoquímica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2492187 - JOSE OTAVIO CARRERA SILVA JUNIOR
Interno - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Externo à Instituição - ANDRESSA SANTA BRIGIDA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 08:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1