Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO VINÍCIUS VIEIRA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO VINÍCIUS VIEIRA BEZERRA
DATA: 29/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência em Energética da Amazônia - CEAMAZON
TÍTULO:

DETECÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE CONTATOS ELÉTRICOS DE BAYS DE SUBESTAÇÕES DE EAT VIA ANÁLISE ESPECTRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Manutenção Preditiva; Contatos Elétricos; Chaves Seccionadoras; Disjuntores; Análise Espectral; Transformada de Fourier; Relação Sinal-Ruido.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A presente proposta de tese visa o desenvolvimento de um sistema de diagnóstico do estado de degradação de contatos elétricos, com o objetivo principal de implantar um sistema de manutenção preditiva em chaves seccionadoras e disjuntores em bays de subestações de transmissão / distribuição de energia elétrica. A principal característica do sistema de diagnóstico aqui proposto, é que o mesmo produzirá indicadores preditivos do estado de degradação dos contatos elétricos do sistema em operação, com base na análise espectral da corrente de carga que circula pelos mesmos, utilizando como métrica a relação sinal-ruido (SNR).  Portanto, para a implantação do sistema de diagnóstico proposto não se faz necessário novos investimentos em equipamentos de medição, sendo suficiente a infraestrutura de medição já existente. Com a implantação do sistema de diagnóstico preditivo aqui proposto, as empresas passarão a dispor de uma ferramenta moderna de monitoração de suas instalações elétricas, dando suporte à implementação de novas funções de manutenção preditiva típicas do novo cenário das redes de energia inteligentes. Também serão utilizados dados obtidos de ensaios feitos em laboratório para a caracterização das assinaturas em frequência para disjuntores e chaves seccionadoras, de forma isolada, para a descoberta de padrões típicos que indiquem a degradação dos contatos elétricos desses componentes. Serão apresentados resultados preliminares da aplicação da técnica aqui proposta em dados reais obtidos de uma subestação de 230 kV da Centrais Elétricas do Norte do Brasil – ELETRONORTE, que indicam a eficácia do procedimento de diagnostico proposto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Interno - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Externo ao Programa - 2998820 - HENDRICK MAXIL ZARATE ROCHA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO DAS MERCES MACHADO
Externo à Instituição - WERBESTON DOUGLAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 30/10/2019 09:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1