Banca de DEFESA: THIAGO NICOLAU MAGALHÃES DE SOUZA CONTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO NICOLAU MAGALHÃES DE SOUZA CONTE
DATA: 05/04/2024

EXPLORANDO REGRESSORES PARA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Preço de Liquidação das Diferenças

Velocidade do Vento

Sistema Elétrico Brasileiro

Aprendizagem de Máquina

Comitê de Máquinas

Previsão

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O panorama da energia elétrica no Brasil é influenciado por uma variedade de fatores complexos e relações não lineares, o que torna a previsão desafiadora. Com o aumento da demanda por energia e a crescente preocupação ambiental, é crucial buscar soluções baseadas em práticas de energia limpa e renovável, visando tornar o mercado de energia mais sustentável. Essas práticas visam reduzir o desperdício e otimizar a eficiência dos processos envolvidos na operação das tecnologias de distribuição e geração de energia elétrica. Uma abordagem promissora para viabilizar a energia sustentável é a aplicação de técnicas de previsão para diversas variáveis do mercado energético. Esta pesquisa propõe uma análise empírica do uso de regressores para realizar previsões nas bases de dados do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) do mercado brasileiro e da velocidade do vento em aerogeradores do Nordeste do Brasil. Busca-se contribuir com informações significativas sobre as técnicas de aprendizagem de máquina, que podem ser empregadas como ferramentas eficazes para a previsão de séries temporais no setor elétrico. Os resultados obtidos podem incentivar a implantação dessas técnicas para extrair conhecimento sobre o comportamento do sistema de energia brasileiro. Isso é particularmente relevante, dado que o preço da energia frequentemente exibe sazonalidade, alta volatilidade e picos, e a geração de energia eólica é amplamente influenciada pelas condições climáticas. Para modelar a previsão dessas duas séries temporais, utilizamos o banco de dados sobre o PLD, focando especialmente no preço médio da energia do Sistema Nacional Brasileiro. As variáveis mais relevantes estão relacionadas às condições hidrológicas, carga elétrica e preço dos combustíveis das unidades térmicas. Para a coleta das variáveis relacionadas à energia eólica, foram considerados dois locais distintos na região nordeste do Brasil: Macau e Petrolina. Para o estudo de previsão, utilizamos uma Rede Neural Perceptron Multicamadas (MLP), uma Long Short Term Memory (LSTM), o Auto-Regressive Integrado de Média Móveis (ARIMA) e a Máquina de Suporte de Vetores (SVM) para determinar as linhas bases nos resultados da predição. Para aprimorar os resultados destes regressores, utilizamos duas abordagens distintas de previsão. Uma das abordagens consistiu na combinação das técnicas de Redes Neurais Artificiais Profundas, baseada na Meta-Heurística do Algoritmo Genético Canônico (AG), para ajustar os hiperparâmetros dos regressores MLP e LSTM. Já a segunda estratégia focou em comitês de máquinas, os quais incluíam MLP, Árvore de Decisão, Regressão Linear e SVM em um comitê, e MLP, LSTM, SVM e ARIMA em outro. Essas abordagens consideraram dois tipos de votação, voting average (VO) e voting weighted average (VOWA), para avaliar o impacto no desempenho do comitê de máquinas.

Presidente - 1153173 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA
Interno - 2170855 - ADRIANA ROSA GARCEZ CASTRO
Interno - 2517790 - CAROLINA DE MATTOS AFFONSO
Externo à Instituição - ANDRE CRISTIANO SILVA MELO