Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA MARIANA DOS SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA MARIANA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 24/04/2024
LOCAL: AUDITORIO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA - ITEC

Estratégias Robusto-Adaptativas para Controle de Sistemas Fotovoltaicos

Sistemas Fotovoltaicos; Controle Robusto Paramétrico; Controle LPV.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação

Nesta proposta de tese busca-se contribuir para um melhor desempenho de sistemas fotovoltaicos por meio de estratégias robusto-adaptativas, com foco experimental. Primeiramente, efetua-se um estudo de modelagem da planta fotovoltaica para simulação em ambiente Matlab/Simulink. O modelo foi encontrado por meio da análise física do sistema, com a utilização das principais leis de circuitos elétricos (lei das malhas e lei dos nós), como também as equações que regem o comportamento dos componentes presentes no sistema (capacitores, resistores, diodo, etc). O modelo foi implementado em ambiente de simulação digital, permitindo a realização de testes de validação e testes operacionais, submetendo o sistema à constantes variações de suas grandezas (irradiância, temperatura, resistência, capacitância) e posterior estudo de seu comportamento quando sujeito à essas variações. Na sequência, foram selecionadas três estratégias de controle para fins de comparação: uma estratégia baseada na análise robusta, considerando variações paramétricas intervalares no modelo da planta representativa do sistema; uma segunda estratégia do tipo LPV, onde nesta deve-se escolher uma variável de scheduling que representa uma condição operacional do sistema e que possa ser medida em tempo real; e por fim, uma estratégia clássica de cancelamento de pólos e zeros, permitindo assim a realização de uma análise comparativa entre elas. As curvas de respostas do sistema no domínio do tempo e no domínio da frequência com a utilização de cada uma das estratégias são demonstradas, analisando suas características de robustez e desempenho, dando assim subsídios para determinar qual a estratégia melhor utilizada.

Presidente - 6147556 - WALTER BARRA JUNIOR
Interno - 2153010 - CARLOS TAVARES DA COSTA JUNIOR
Interno - 2517790 - CAROLINA DE MATTOS AFFONSO
Externo ao Programa - 1896717 - MARIA DA CONCEICAO PEREIRA FONSECA