Notícias

Banca de DEFESA: VICTOR PARENTE DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR PARENTE DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 22/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Conforto Ambiental – GEDAE/UFPA
TÍTULO:

Impactos de Cargas Motrizes na Qualidade de Energia e Eficiência Energética em uma Nanorrede de Distribuição em Corrente Contínua


PALAVRAS-CHAVES:

Cargas motrizes; Nanorrede de distribuição em corrente contínua; Qualidade de energia; Eficiência Energética.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

Este trabalho apresenta um estudo experimental envolvendo os impactos na qualidade de energia elétrica e eficiência energética em uma Nanorrede de Distribuição em Corrente Contínua (NDCC) idealizada e implementada pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federado do Pará (UFPA), na Ilha das Onças, em uma comunidade às margens do Rio Piramanha, Barcarena-Pará. Considerando a importância da utilização de cargas motrizes em atividades atreladas à melhoria de qualidade de vida dos moradores atendidos pela NDCC, tornou-se esse o objeto de estudo do trabalho desenvolvido. Para tanto, selecionou-se dois tipos de cargas motrizes visando à realização do estudo: bombas d’água e equipamentos para refrigeração de alimentos e bebidas: geladeira e freezer, ambas possuindo compressor com motor em corrente contínua sem escova. No trabalho, apresentam-se as características técnicas da NDCC, bem como a instrumentação utilizada para aquisição de dados envolvendo os parâmetros elétricos da rede e cargas monitoradas. Os eventos de qualidade de energia abordados dizem respeito, especialmente, a presença de ondulações (ripple) ao longo da NDCC e aos eventos de curta duração durante o acionamento das cargas motrizes, visto que a alteração no pico de demanda neste estágio é uma característica deste tipo de carga. Em relação a isso, mostram-se as estratégias adotadas para a mitigação deste evento nas bombas d’água. No que diz respeito à eficiência energética, faz-se um estudo comparativo envolvendo o cenário atual de operação da nanorrede e outros tecnicamente possíveis, porém não implementados, a fim de se destacar os benefícios da configuração adotada para o suprimento energético das famílias na localidade.



PROJETO DE PESQUISA VINCULADO: Energia Solar Fotovoltaica, Mobilidade Elétrica de Pequeno Porte e Cargas em Corrente Contínua: Alternativas Importantes para o Atendimento e Desenvolvimento das Atividades das Populações Ribeirinhas da Amazônia.

 

ARTIGO: ALVES, Victor. FONSECA, Arthur. BARBOSA, Claudomiro. MACÊDO, Wilson. GALHARDO, Marcos A. B. NANORREDES EM CORRENTE CONTÍNUA: PRINCIPAIS CONFIGURAÇÕES E UM CASO PRÁTICO APLICADO NA AMAZÔNIA. Revista Científica Semana Acadêmica. Edição Nº. 242, Volume 12, 2024.



Proficiência: Aprovado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843458 - MARCOS ANDRE BARROS GALHARDO
Interno - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 327562 - EDINALDO JOSE DA SILVA PEREIRA
Externo ao Programa - 2317479 - RENATO LUZ CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 09:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2