Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDIO MACIEL DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDIO MACIEL DOS SANTOS
DATA: 31/01/2024
LOCAL: google meet

A utilização de ciência de dados a partir do espalhamento de COVID-19: Dados públicos brasileiros.

COVID-19; Educação; Demografia Social; Vulnerabilidade Social.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O processo de análise de dados tem sido consistentemente usado nas pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo: análises demográficas ou outras envolvendo doenças sazonais e não sazonais (dengue, hepatite, sarampo, etc.) diversas. Dentre as análises de dados realizadas, temos análises envolvendo dados públicos, que são mantidos e divulgados por órgãos governamentais. No Brasil, dados relevantes sobre educação, economia, saúde e sociodemográficos podem ser facilmente acessados pela sociedade como um todo. Assim, este trabalho faz uso do Data Science e da mineração de dados para analisar dados sociodemográficos e educacionais brasileiros, para medir as relações de desigualdade durante a pandemia do COVID-19. A partir desta perspectiva, dois estudos de caso foram conduzidos usando dados públicos. O primeiro estudo avaliar o impacto das dimensões de infraestrutura educacional, urbana e econômica da população brasileira por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), para classificar quais dimensões estão mais associadas ao aumento de casos confirmados e de óbitos por COVID-19. O segundo Estudo de caso analisa o impacto do fechamento das escolas ao desempenho dos alunos participantes do ENEM durante a pandemia da COVID-19, em 2020 e 2021. Os resultados do primeiro estudo de caso sugerem que áreas com menor renda e infraestrutura urbana precária são mais suscetíveis a infecções por casos confirmados e óbitos por COVID-19, assim como o número de moradores na mesma residência, implica em uma associação com o aumento da transmissão de doenças respiratórias. No segundo estudo, resultados parciais mostram que alunos de escolas públicas de baixa renda têm mais chances de não realizarem o ENEM, quando são suspensos institucionalmente quando há alertas de calamidades pública.

Interno - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARCELINO SILVA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 08/01/2024 11:32