Notícias

Banca de DEFESA: DIEGO RAMIRO MELO MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO RAMIRO MELO MONTEIRO
DATA: 26/10/2023
HORA: 09:30
LOCAL: online
TÍTULO:

 Previsão de Geração de Energia Fotovoltaica através de Redes Neurais Convolucionais baseadas em Transformação de Séries Temporais em Imagens.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: geração de energia fotovoltaica; redes neurais convolucionais; campo angular Gramiano; gráfico de recorrência; séries temporais; previsão; inteligência computacional.

 


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

 

 

Este trabalho apresenta uma nova abordagem baseada em Rede Neural Convolucional 2D (Convolutional Neural Network – CNN) e técnicas de transformação de séries temporais em imagens, como Campo Angular Gramiano (Gramian Angular Field – GAF) e Gráfico de Recorrência (Recurrence Plot – RP), para previsão em curto prazo da geração de energia elétrica de uma microusina fotovoltaica conectada à rede elétrica, localizada no Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia – CEAMAZON, da Universidade Federal do Pará (UFPA). As técnicas de GAF e de RP foram utilizadas para transformação das séries temporais em imagens para serem utilizadas como entrada para a CNN. A previsão de geração de energia elétrica com maior precisão possibilita ao usuário conhecer com maior grau de acerto quais os possíveis custos para implantação da rede e os prazos para retorno financeiro, além de avaliar com maior assertividade a disponibilidade de carga que poderá ser conectada ao sistema. Os resultados da previsão com a utilização de GAF e RP em rede CNN 2D foram comparados com resultados utilizando outros tipos de rede neurais já consolidadas na área, como a Perceptron Multicamadas e a CNN 1D, tendo a CNN 2D obtido, em alguns casos,  valores de RMSE próximos ou um pouco inferiores, mostrando assim a aplicabilidade da utilização de imagens obtidas através de transformação das séries temporais de energia fotovoltaica em rede CNN 2D para o problema.

 

 

 

Artigo aceito :

Previsão de Geração de Energia Fotovoltaica Utilizando Transformação de Séries Temporais em Imagens e Redes Neurais Convolucionais

XVI Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC)

Salvador/BA, 08 a 11/10/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2170855 - ADRIANA ROSA GARCEZ CASTRO
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Externo à Instituição - MARCIO JOSE MOUTINHO DA PONTE
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 11:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2