Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA MONTEIRO PINTO BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MONTEIRO PINTO BARROS
DATA: 30/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NA VIDA ÚTIL DE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Veículos Elétricos, Vida Útil de Transformadores, Padrões de Recarga, Demanda de Energia.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

O objetivo desta dissertação é apresentar uma avaliação comparativa dos impactos decorrentes das práticas da recarga de veículos elétricos (VEs) com baterias de curto e longo alcance sob diferentes níveis de potência sobre a vida útil de transformadores de distribuição. Esta pesquisa se baseia na combinação de informações reais de consumo de energia elétrica coletadas em East Midlands, no Reino Unido, bem como de dados de recarga de veículos elétricos coletados por meio de um projeto experimental também realizado no Reino Unido. Este estudo examina de maneira detalhada a temperatura do ponto mais quente do transformador, e calcula o fator de envelhecimento desse equipamento utilizando o modelo térmico apresentado no IEEE Standard C57.91. Como resultado, este estudo revela que os efeitos causados pelos veículos elétricos de longo alcance são mais intensos, por utilizar uma potência de recarga mais alta e sua recarga ter maior duração. Conforme o nível de penetração dos veículos aumentam, constatou-se um aumento considerável na carga do transformador e na temperatura do ponto mais quente, especialmente no inverno, quando a demanda residencial é maior. Em veículos com baterias de 75 kWh, mesmo em níveis de penetração relativamente baixos, a partir de um nível de penetração de 30% já se nota violações severas da temperatura do ponto mais quente, contribuindo para a redução da vida útil do equipamento.

 

Artigos publicados: 

Amanda M. P. Barros , Jorge H. Angelim and Carolina M. Affonso, "Impact on Distribution Transformer Life Using Electric Vehicles with Long-Range Battery Capacity", Energies, 2023.

Amanda M. P. Barros , Jorge H. Angelim and Carolina M. Affonso, "Avaliação do Impacto de Veículos Elétricos com Baterias de Curto e Longo Alcance na Vida Útil de Transformadores: Estudo de Caso", in Proc. IEEE/IAS International Conference on Industry Applications - INDUSCON, 2023.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2517790 - CAROLINA DE MATTOS AFFONSO
Interno - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DE MELO VIEIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 11:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2