Banca de DEFESA: RODRIGO RODRIGUES PAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO RODRIGUES PAIVA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Online - Google Meet - https://meet.google.com/umf-mxky-ofr

Antenas de Grafeno THz Multifuncionais com Controle Azimutal Contínuo de Diagrama de Radiação de 360 Graus e Controle de Elevação de Feixe.

Comunicações THz, Antenas Dipolo de Grafeno, Antenas Multifuncionais, Padrões de Radiação Reconfiguráveis, Direcionamento Eletrônico de Feixe.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas

Novas antenas de grafeno compostas por um dipolo de grafeno e dois pares de folhas auxiliares de grafeno orientados a 90 graus um em relação ao outro são propostas e analisadas. As folhas desempenham o papel de refletores reconfiguráveis. Uma análise detalhada de propriedades de simetria das antenas discutidas foi realizada usando teoria de grupos. Por meio do controle do campo elétrico dos potenciais químicos dos elementos de grafeno, as antenas podem fornecer diagrama quase onidirecional, regime de feixe unidirecional ou bidirecional, controle dinâmico da largura do feixe e, devido à orientação vertical do dipolo em relação ao substrato de base, rotação de feixe por 360 graus no plano azimutal. Uma camada adicional de grafeno na base permite também o controle de elevação do padrão de radiação. Padrões de radiação em diferentes estados de funcionamento da antena são considerados usando características e argumentos de simetria. Discutimos parâmetros da antena, como coeficiente de reflexão de entrada, eficiência total, relação frente-costas e ganho. Um circuito equivalente é sugerido e analisado. É feita uma avaliação sobre efeitos de estruturas periódicas projetadas e aplicadas ao substrato.

Artigo publicado (QUALIS A2):  V. Dmitriev, R. M. S. de Oliveira, R. R. Paiva, and N. R. N. M. Rodrigues, “Multifunctional THz Graphene Antenna with 360° Continuous ϕ-Steering and θ-Control of Beam,” Sensors, vol. 23, no. 15, p. 6900, Aug. 2023.

Link:  https://doi.org/10.3390/s23156900

Presidente - 3611299 - RODRIGO MELO E SILVA DE OLIVEIRA
Interno - 2288432 - DMITRIEV VICTOR
Interno - 1546494 - KARLO QUEIROZ DA COSTA