Notícias

Banca de DEFESA: YAN DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YAN DOS SANTOS SILVA
DATA: 22/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ON-LINE (GOOGLE MEET)
TÍTULO:

SISTEMA DE MONITORAÇÃO E ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE NA EDIFICAÇÃO DO GEDAE/UFPA


PALAVRAS-CHAVES:

Monitoração de SFCR, Acesso Remoto, Contribuição Energética de SFCR, Desempenho de SFCR.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de mecanismos para monitoração e estimativas de produção de energia elétrica por Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR) instalados na edificação do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA). O mecanismo adotado para monitoração visa à avaliação da operação no lado c.a. de SFCR conectados em quadros parciais e à contribuição destes sistemas na redução do consumo de energia elétrica visto pela rede de distribuição. Para isto, implementou-se medidores de multigrandezas para aquisição de parâmetros elétricos de um conjunto de SFCR, adicionando-os à uma ferramenta de monitoração in locu previamente existente em LabVIEW, destinada à monitoração do consumo e produção de energia elétrica na edificação do GEDAE/UFPA. Além da atualização desta ferramenta, no presente trabalho desenvolveu-se uma ferramenta com acesso remoto via aplicação web, destinada à visualização dos dados monitorados e simulação da estimativa de energia elétrica produzida pelos SFCR, a partir do uso de modelos matemáticos e dados meteorológicos coletados via estação meteorológica instalada no GEDAE/UFPA; de um registrador de dados no local (como alternativa de obtenção de dados de irradiância e temperatura); e dados fornecidos pela plataforma da Agência Espacial Americana (NASA), para o preenchimento de eventuais lacunas provocadas por falhas na monitoração do sistema. Por fim, avalia-se o sistema de monitoração implementado; bem como a contribuição energética do conjunto de SFCR monitorados; e estima-se a redução de gastos com energia elétrica da edificação ao longo dos anos de 2011 a 2023; verificando-se ainda a necessidade de restauração de parte dos SFCR, que ficaram inoperantes no período pós-pandemia, assim como a implementação de novos SFCR.

 

Artigo 1: SILVA, Yan S.; RODRIGUES NETO, JOSÉ AMANCIO; ALBUQUERQUE, Luana O.; AGUILAR, Heliana M. C.; MACÊDO, Wilson N.; GALHARDO, Marcos A. B.  CONTRIBUIÇÃO ENERGÉTICA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE EM UMA EDIFICAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO. In: VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar, 26 a 30 de outubro de 2020, Fortaleza. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2020.

 

Artigo 2: RODRIGUES NETO, JOSÉ AMANCIO; SILVA, Yan S.; GALHARDO, Marcos A. B.; MACÊDO, Wilson N. SISTEMAS DE MONITORAÇÃO DE PARÂMETROS ELÉTRICOS E SOLARIMÉTRICOS PARA A AVALIAÇÃO OPERACIONAL DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE. In: VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar, 26 a 30 de outubro de 2020, Fortaleza. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2020.

 

Proficiência: Aprovado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843458 - MARCOS ANDRE BARROS GALHARDO
Interno - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 327562 - EDINALDO JOSE DA SILVA PEREIRA
Externo à Instituição - ALAAN UBAIARA BRITO
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 15:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1